sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

2012 já mexe!

Parece que pouco tempo passou desde as eleições presidenciais de 2008, mas já se aproximam a grande velocidade as de 2012. A campanha começará logo depois das intercalares e durará durante todo o ano de 2011. Mas será ainda este ano que os candidatos terão de começar a apalpar terreno e a pôr em andamento as suas máquinas políticas.

É óbvio que isto sucederá apenas no lado republicano, já que, salvo uma enorme surpresa, o candidato democrata será o actual presidente, Barack Obama, que, em princípio não terá adversários nas primárias do seu partido. Mas, se os democratas não terão uma corrida interessante - depois das primárias mais equilibradas e interessantes de sempre em 2008 -, no lado do GOP está tudo em aberto e começam as movimentações de potenciais concorrentes. Por esta altura, os candidatos de quem mais se fala são os seguintes:

Sarah Palin - É o nome que anda, desde 2008, nas bocas do mundo. A jogada seguinte natural de um candidato vice-presidencial seria concorrer no topo do ticket. Porém, Palin é tudo menos uma política convencional. Depois da derrota de McCain, abandonou o cargo de Governadora do Alasca, lançou um livro e juntou-se à equipa da Fox News. Um percurso atribulado que não permite tirar conclusões sobre as suas intenções. Palin é altamente popular entre os conservadores, o que a beneficiaria nas primárias, mas, como é uma figura altamente polarizadora, penso que teria muitas dificuldades em vencer uma eleição nacional.

Mitt Romney - Derrotado por John McCain nas primárias de 2008, Romney parece decidido a voltar a concorrer. Este ex-governador do Massachussetts é um republicano mais moderado, o que o pode favorecer junto dos eleitores independentes do que um conservador de linha dura. Além disso, suas credenciais como homem de negócios de sucesso podem favorecê-lo num cenário de crise económica. Contudo, realizou uma campanha medíocre em 2008 e as suas mudanças de posição em temas como o aborto ou o serviço de saúde incitarão, certamente, as acusações de ser um flip-flopper.

Mike Huckabee - Outro repetente de 2008, onde se assumiu como a maior revelação desse ciclo eleitoral, dando uma boa réplica a McCain pela nomeação do GOP. Nessa campanha, o antigo governador do Arkansas mostrou uma excelente perfomance a fazer campanha e motivou a ala evangélica do partido republicano. Porém, como Palin, é muito conservador, o que o prejudicaria na eleição geral contra Obama.

Newt Gingrich - O seu mandato como Speaker da Câmara dos Representantes, repleto de disputas épicas com a Casa Branca dos Clinton, fica para a história como um dos mediáticos de sempre. Foi o grande responsável pelo ressurgimento do partido Republicano após a vitória de Bill Clinton em 1992, mas encontra-se afastado da política activa há muito tempo, o que o pode prejudicar. Além disso, os seus números de popularidade entre os americanos continuam na zona negativa.

Tim Pawlenty
- O único desta lista que exerce, actualmente, um cargo político. Pawlenty é governador do Minnesota e uma estrela em ascensão dentro do GOP. Em 2008, foi mesmo um dos nomes mais ventilados como candidato a vice-presidente de McCain. É um moderado, eleito por um blue state, mas é ainda pouco conhecido pelo grande público.

Esta é apenas uma possível lista dos candidatos a candidatos. 2012 ainda está longe e não sabemos quem vai ou não concorrer e que outros nomes irão surgir até lá. Não percam, então, as cenas dos próximos capítulos, que prometem ser emocionantes!

7 comentários:

  1. Estou curiosa e expectante para ver como será a campanha da Palin. É que não tenho dúvidas de que ela será candidata.

    Provavelmente, desta vez, acompanharei a campanha com mais entusiasmo e menos reclamações lol

    ResponderEliminar
  2. É bem possível que vejamos Palin a concorrer, mas desta vez à presidência. Tem-se assumido como a líder do movimento Tea Party e o seu comportamento parece indicar que tencionará mesmo entrar na corrida de 2012. Seria uma candidata muito forte nas primárias republicanas, mas penso que seria uma oponente "agradável" para os Democratas, já que penso que Obama não teria grandes dificuldades em derrotá-la.

    ResponderEliminar
  3. Palin admite concorrer em 2012:

    http://www.politico.com/blogs/politicolive/0210/Palin_would_consider_running_for_president.html?showall

    ResponderEliminar
  4. Concordo, no geral, com a análise que fez. Acrescentaria dois nomes à sua 'shortlist': Bobby Jindal, o jovem governador da Luisiana, e o general David Petraeus, o mestre da 'surge' e actual comandante do CentCom.

    Cumprimentos,
    Germano Almeida
    Casa Branca

    ResponderEliminar
  5. Caro Germano Almeida, ainda pensei, de facto, referir o Bobby Jindal, mas acho que não irá candidatar-se já em 2012. Deverá esperar, pelo menos, até 2016. Depois da sua resposta ao discurso de Obama sobre a healthcare reform perdeu algum do ímpeto que vinha a conquistar.

    Já Petraeus é que não acredito mesmo que concorra. Seria uma enorme surpresa se o fizesse e penso que tentar destronar o seu comandante-em-chefe seria uma atitude eticamente discutível. Não o estou a fazer o mesmo do general Wesley Clark, que chegou a concorrer em 2004.

    Cumprimentos e obrigado pela participação.

    ResponderEliminar