segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Surpresa: Evan Bayh retira-se

Explodiu hoje uma bomba na política dos Estados Unidos. O Senador Evan Bayh, eleito pelo Estado do Indiana, vai anunciar hoje que não irá tentar a reeleição no acto eleitoral de Novembro.
Bayh, um democrata centrista, que esteve na shortlist para ser o vice-presidente de Obama, dá mais uma péssima notícia aos democratas que terão, desta forma, grandes dificuldades em manter este lugar no Senado. O Indiana, onde Obama ganhou, em 2008, por escassa margem, é, historicamente, um Estado tendencialmente republicano. Apesar disso, Bayh era o grande favorito para vencer a eleição e surgia nas sondagens com uma vantagem confortável para os potenciais concorrentes do GOP.

Ainda não se sabem as razões que levaram Evan Bayh a tomar esta decisão. O senador, com 54 anos e há 12 no Senado, é um político em ascensão no Partido Democrata e as suas ideias moderadas podiam fazer dele uma figura reconciliadora no panorama político actual, muito polarizado e dividido entre liberais e conservadores.

Este inesperado anúncio pode suscitar especulações em relação a uma eventual candidatura de Bayh em 2012, desafiando Obama e atacando o Presidente pelo centro. Não seria um caso virgem - Bobby e Teddy Kennedy desafiaram Johnson e Carter - mas seria inesperado e, a meu ver, com poucas probabilidades de sucesso. Esta decisão de Bayh vem é, certamente, tornar ainda mais negro o cenário dos democratas para as eleições intercalares deste ano.

3 comentários:

  1. E como se não bastasse este anúncio de surpresa, o limite para a entrega das candidaturas é: esta Sexta!
    Têm muito que lhe agradecer, os Democratas...

    ResponderEliminar
  2. Joao, anters de mais muitos parabens pelo blogue, que esta fantastico e pede visitas diarias.

    Espero que, pelo menos, mantenhas o ritmo e qualidade actual de posts, para nos fornecer, a nos, viciados em politica americana, a dose diaria de noticias e opiniao...

    Quanto ao caso em questao, nao pode deixar de ser uma encarado como uma derrota (mais uma!) da administracao obama, que perdera assim um elemento moderado nas duras batalhas que se avizinham no Senado e cuja influencia e prestigio junto de senadores democratas e republicanos farao falta para passar legislacao mais controversa.

    Por outro lado mostra como as politicas desta administracao estao a alienar o voto moderado, fazendo com que inumeros congressistas democratas nao se arrisquem sequer a sufragio, tornando a possibilidade de uma reconquista de ambas as camaras do congresso uma hipotesse cada vez mais plausivel.

    Quem diria, que com pouco mais de 1 ano, um presidente eleito com base num slogen de @Hope and Change@, dominando Senado e Camara de Representantes por largas maiorias, tenha alienado a base moderada que o elegeu, falhado em aprovar as politicas que prometeu, perdido a credibilidade junto do eleitorado e parecer estar perto de uma catastrofe nas midterms...

    Parece que vem dar razao aqueles que o caracterizaram como bom politico e mau governante, dando a muitos democratas a ideia de terem comprado Gato por Lebre - ou Hillary Clinton!

    Bem, nem tudo esta nesta perdido para este Homem, que para muitos ainda parece ser um misterio. Sera que ainda vamos ver outros Obama que nos supreenda e seja capaz de dar a volta a situacao, ou vamos continuas a ver o mesmo politico de Chicago, rodeado pelo gang do establishment democrata de Chicago, apostado em implementar politicas liberais despesistas que vao contra o substracto politico americano.

    2010 ja e so passivel de remediar e 2012 vem ja a seguir...

    Joao Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Vega9000, é verdade que os democratas têm todas as razões para se sentirem traídos por Bayh. Eu acho muito estranho este anúncio do senador do Indiana. Apesar de ter tido algumas sondagens menos positivas, considero que, com maior ou menor dificuldade, acabaria por conseguir a reeleição.

    João, antes de mais, obrigado pelos comentários simpáticos. Vou fazer os possíveis para manter o blogue sempre actualizado.
    De facto, os democratas estão a ter um início de ano horrível e as más notícias para Novembro têm surgido a um ritmo alucinante. A continuar assim, as midterms poderão resultar numa derrota com a dimensão da de 1994. Mas, como tu dizes, ainda faltam 9 meses e nunca se sabe o que pode mudar até lá...

    ResponderEliminar