sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

The Vice-president

Ainda na cimeira de ontem, entre as discussões mais sérias, também houve tempo para alguns fait-divers. Uma delas envolveu o Vice-presidente, Joe Biden. Biden, famoso pela sua língua afiada e pela propensão para as gaffes, foi apanhado pelos microfones das câmaras do C-SPAN, numa conversa informal, a dizer a um dos participantes da sessão que ser vice-presidente "é fácil"e que "não tem de fazer nada".
Colaboradores do vice-presidente já vieram assegurar que Joe Biden estava apenas a brincar e que as afirmações não devem ser levadas a sério, lembrando a apertada agenda do nº 2 da Administração, repleta de grandes responsabilidades.
Brincadeira ou não, a verdade é que Biden repetiu apenas uma ideia generalizada na política americana. A própria Constituição não atribui funções ao cargo de vice-presidente, excepto a substituição do Presidente, aquando da impossibilidade ou morte do Chefe de Estado. Lembre-se, também, que, inicialmente, o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais tornava-se o vice-presidente. Ora, isto fazia com que o VP não fosse do mesmo partido do Presidente e não tivesse, assim, a sua confiança política. Com o abolir desta situação, os vice presidentes foram ganhando mais importância e visibilidade. Veja-se, por exemplo, Al Gore e Dick Cheney, os dois últimos vices, que foram muito influentes nas administrações Clinton e Bush, respectivamente.
Porém, ainda resiste a ideia que o vice-presidente é uma figura essencialmente cerimonial e decorativa, existindo mesmo várias anedotas sobre o assunto. Para terminar, deixo aqui uma das minhas preferidas: "Uma mãe tem dois filhos. Um parte para o mar, o outro torna-se vice-presidente. Depois disso, a mãe nunca mais ouviu falar de nenhum deles."

1 comentário:

  1. Biden, mais uma vez, comprova a ma escolha de Obama para seu Vice Presidente.
    Esta gaffe vem se juntar ao vasto rol de erros e embaracos que Biden se tem envolvido e que sempre acompanharam a sua carreira politica...
    Razao tem de ser dada a Dick Cheney, que ja ha 1 ano previra o rebaixamento do cargo de VP pela escolha e actuacao do actual detentor do cargo.

    Joao, penso que se impoe um post sobre o CPAC da passada semana, que, a meu ver, mostrou ao Mundo um movimento conservador americano muito forte e confiante.
    Para os interessados, deixo abaixo o link para o que me pareceu ter sido a melhor intervencao destas jornadas. George Will, define de modo e concisao magistrais, o que actualmente se joga em Washington:

    Parte 1: http://www.youtube.com/watch#playnext=1&playnext_from=TL&videos=QWhTBgPvo-U&v=rhFBWw8bsAA

    Parte 2:
    http://www.youtube.com/watch#playnext=1&playnext_from=TL&videos=ErMLXeWZE-8&v=leuRCLHTY9Q

    Parte 3:
    http://www.youtube.com/watch#playnext=1&playnext_from=TL&videos=65mNh5Bkfno&v=JwvIhhtw_XU

    Joao Fernandes

    ResponderEliminar