quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Deste lado do Atlântico

A política norte-americana, uma temática algo específica, mas sempre muito importante dada a sua influência no resto do mundo, tem recebido uma crescente cobertura mediática no nosso país. Para isso muito contribuiu a emergência do fenómeno Obama que atraiu as atenções globais, Portugal incluído.
Assim, é um facto que a comunicação social portuguesa, de um modo geral, tem aumentado a sua cobertura à política americana. Porém, nem sempre essa mesma cobertura tem a qualidade que se esperaria e desejaria. Essas lacunas foram bem visíveis aquando da campanha presidencial de 2008, com a informação prestada por vários órgãos informativos portugueses a incorrer em erros de análise da corrida e em falta de conhecimento sobre o processo eleitoral americano. Claro que houve excepções à regra. Por exemplo, a cobertura de Rita Siza do Público, foi um bom modelo de um trabalho competente e bem executado.
Já na blogosfera portuguesa a coisa correu melhor e os interessados tiveram a possibilidade de ir acompanhado as incidências da extraordinária campanha de 2008 em locais de grande qualidade, recheados de informação. Por minha parte, fui um atento seguidor de três blogues em particular: o Política2008 de Nuno Gouveia, o Era uma vez na América, de José Gomes André e o Valor das Ideias, de Carlos Santos.
Actualmente, e passado mais de um ano da histórica eleição de Barack Obama, o interesse de alguns portugueses pela política dos Estados Unidos parece não ter esmorecido. Nuno Gouveia e José Gomes André uniram esforços e fundaram um espaço comum, o Era uma vez na América, um local que acompanho fielmente e que admiro pela constante actualização e qualidade da análise. Por outro lado, existe o constante e completo Casa Branca 2008, de Germano Almeida, cuja visita se tornou obrigatória pela diversidade dos temas tratados e pelos conteúdos multimédia, cujo acesso proporciona aos seus visitantes.
Claro que esta é uma análise pessoal das minhas preferências e corro o risco de não conhecer outros locais de interesse sobre esta temática na internet. Se os há, espero vir a conhecê-los, da mesma forma que desejo que esta Máquina Política também se torne uma referência para o leque de entusiastas do universo político do outro lado do Atlântico.

3 comentários:

  1. Caro João Luís,

    obrigado pela simpática referência ao meu blogue. Muito em breve, conto fazer um post no CB sobre o trabalho q está a realizar neste Máquina Política.

    Um abraço e até breve,
    Germano Almeida
    Casa Branca

    ResponderEliminar
  2. Caro Octávio dos Santos, desculpe mas não conhecia o Obamatório. Eu desde logo alertei para o facto de apenas poder falar dos locais que conhecia. Irei passar a seguir as suas opiniões atentamente no Obamatório.

    Cumprimentos e volte sempre.

    ResponderEliminar