quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Castle fica de fora

Uma das corridas para o Senado que mais tinta tem feito correr é a do Delaware, onde está em disputa o lugar que, até 2008, era ocupado pelo agora Vice-presidente, Joe Biden. Esta era uma eleição que parecia garantida para os republicanos. Porém, nas primárias de 14 de Setembro, Christine O'Donnel, apoiada pelos Tea Party e por Sarah Palin, derrotou o favorito do establishment republicano. Dessa forma, a escolha de uma política extremamente conservadora em detrimento de um moderado num estado que vota, por norma, nos democratas praticamente entregou a eleição aos democratas.
Depois da derrota nas primárias, Mike Castle colocou a hipótese de concorrer na eleição geral como candidato write in. Ou seja, o nome do concorrente não aparece no boletim de voto, mas os eleitores podem escrever o nome do candidato no boletim e, dessa forma, o voto será considerado válido. Como se percebe facilmente, esta  forma de concorrer dificilmente dá bons resultados a quem a utiliza. Aliás, o último a conseguir ser eleito para o Senado como um candidato write in foi Strom Thurmand, em 1954. Depois, a candidatura write in traz ainda outras complicações, decorrentes de serem os próprios eleitores a escreverem o nome da figura em questão. Um desses problemas está a ser visto no Alasca, com a candidatura da senadora Murkosky, que também perdeu a nomeação nas primárias republicanas. Ora, Murkosky não é propriamente um nome fácil de soletrar e isso está já a causar polémica no estado mais a norte dos Estados Unidos.
Assim, não admira que Mike Castle, um político histórico no Delaware - foi Lieutanant Governor,  Governador e congressista do estado - já com 71 anos de idade, tenha optado por não concorrer, de modo a não comprometer o seu legado e a sua reputação numa eleição que dificilmente venceria, como o prova esta sondagem, onde surgia com apenas 5% das intenções de voto. Além disso, a sua candidatura viria abrir novas brechas na conturbada relação entre a ala mais conservadora e a mais moderada do Partido Republicano, o que só beneficiaria os democratas.

2 comentários:

  1. Em quem vao votrs os apoiantes deste perigoso RINO? :)

    ResponderEliminar
  2. Os democratas e o independentes vão, em peso, votar em Coons. Scott Brown foi um republicano a vencer num estado democrata, mas é um político moderado. Já Christine O'Donnel está bem à direita do eleitor médio do Delaware e uma vitória sua seria uma surpresa ainda maior do que o choque de 2009 no Massachussetts.

    ResponderEliminar