sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nate Silver anuncia: o GOP vai recuperar a House

Nate Silver, o especialista em estatísticas que se notabilizou durante as eleições presidenciais de 2008 (onde previu correctamente os resultados em 49 dos 50 estados), lançou  o seu novo modelo de previsão dos resultados relativos à Câmara dos Representantes nas  eleições intercalares de 2 de Novembro, depois de ter feito o mesmo para o Senado e para as eleições para os governos estaduais. 
Os primeiros valores hoje apresentados são muito negativos para os democratas: Nate Silver estima que os republicanos ganhem entre 45 e 50 representantes ao Partido Democrata, o que será suficiente para que o GOP passe a ser o partido maioritário na câmara baixa do Congresso. Segundo o seu site, o Partido Republicano tem 67% de probabilidades de recuperar o controlo da House, que perdeu para os democratas em 2006.
O espaço de Nate Silver, o 538 (número correspondente ao total de votos eleitorais nas eleições presidenciais), lançado durante a fantástica disputa pela presidência americana de 2008, está agora englobado no gigante New York Times, o que confere ainda mais credibilidade a Nate Silver, um talentoso analista político e que, apesar de ser assumidamente um liberal, é capaz de manter a imparcialidade. Para quem gosta de sondagens e de estatísticas, ou simplesmente de política americana, o seu site é de visita obrigatória.

2 comentários:

  1. Ó João, não quererá você dizer «manter a IMparcialidade»? Mas fez bem em utilizar a frase «apesar de ser assumidamente um liberal». Na verdade, honestidade é coisa que não abunda naquele campo, e então no New York Times nem se fala...

    ResponderEliminar
  2. Octávio, obrigado pela correcção. Obviamente queria dizer imparcialidade. O New York Times, apesar de ser um jornal de referência e um gigante da comunicação, tem, de facto, uma costela liberal, mas da mesma forma que outros jornais, como por exemplo o Wall Street Journal, tendem a ser pró-republicanos.
    De qualquer forma, e pelas minhas visitas diárias ao fivethirtyeight, parece-me que o Nate Silver consegue ser imparcial nas suas análises.

    ResponderEliminar