quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Este e a Oeste

Com populações, territórios, e PIBs dignos de grandes nações mundiais, a Califórnia e Nova Iorque são dois gigantescos estados federados americanos em extremos opostos dos Estados Unidos. Assim, interessa manter especial atenção às eleições para o cargo de governador nestes dois locais. Até porque os mais recentes desenvolvimentos vieram trazer um inesperado destaque à corrida noviorquina, que parecia, à partida, praticamente decidida a favor dos democratas. Já a disputa pela mansão do governador da Califórnia seria sempre uma das mais renhidas e equilibradas deste ciclo eleitoral.
E o equilíbrio tem sido mesmo a nota dominante na campanha do golden state, onde a republicana Meg Whitman e o democrata Jerry Brown concorrem para substituir o Governator Arnold Schwarzenegger na capital do estado em Sacramento. Whitman, uma estrela em ascensão no Partido Republicano, é uma conceituada businesswoman norte-americana (foi CEO do Ebay), contando com uma vantagem financeira assinalável, proveniente da sua enorme riqueza pessoal (é a quarta mulher mais rica da Califórnia) e tendo já gasto nada menos do que 100 milhões de dólares na sua campanha. Por seu lado, Jerry Brown conta com um grande historial ao serviço dos californianos, tendo já desempenhado diversos cargos no estado, desde governador (entre 1975 e 1983), até Secretário de Estado, sendo, actualmente, Attorney General. Ainda hoje, duas sondagens traduzem a indefinição sobre o vencedor desta corrida: a Field Poll coloca os dois candidatos empatados com 41% das intenções de votos, enquanto a SurveyUSA atribui uma vantagem de três pontos percentuais, mas dentro da margem de erro, a Brown.
Em Nova Iorque, o actual Attorney General, Andrew Cuomo, que concorre pelo Partido Democrata, continua a ser o grande favorito para suceder ao Governador David Paterson, que, devido à sua impopularidade, decidiu não procurar a reeleição. Porém, sondagens recentes, da Rasmussen e da Quinnipiac, indicam que o candidato republicano, Carl Paladino, está a aproximar-se perigosamente. Porém, estes estudos apresentam uma falha importante: não apresentam aos entrevistados a possibilidade de  voto em Rick Lazio, que, depois de perder a nomeação republicana para Paladino, irá, ao que tudo indica, concorrer pelo Partido Conservador, que tem uma razoável implantação no estado de Nova Iorque. Com Lazio no boletim de voto, é provável que o eleitorado conservador se divida entre este e Paladino, facilitando, de sobremaneira, a vitória de Andrew Cuomo. De qualquer forma, e independentemente desta falha dos pollsters, Paladino parece mesmo estar a diminuir a diferença para o favorito Cuomo. Por isso, será importante seguir com atenção redobrada o desenrolar dos acontecimentos no estado de Nova Iorque.

2 comentários:

  1. Meg Whitman foi CEO da eBay. Carly Fiorina é que foi CEO da HP.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Octávio (já merece constar como maquinista, pelo trabalho de revisão). De facto, estava a pensar na Fiorina, foi distracção.

    ResponderEliminar