sexta-feira, 7 de maio de 2010

Os americanos em Portugal

Há uma semana atrás, referi-me à comunidade de emigrantes portugueses nos Estados Unidos. Da mesma forma, será justo e pertinente fazer o mesmo em relação à presença de norte-americanos no nosso país.
Ao contrário do que acontece com a comunidade portuguesa no gigante do outro lado do Atlântico, os números de americanos em Portugal são diminutos. Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, existiam, em 2008, 2228 americanos com estatuto legal de residência em solo nacional português. Estes dividem-se entre o continente (1864 americanos), os Açores (313) e a Madeira (51).

Mas se a comunidade americana em Portugal é residual, o mesmo já não acontece em relação à visita ao nosso país de cidadãos americanos em viagens de turismo, visto que os EUA são o oitavo maior país emissor de turistas para Portugal. Este facto é natural, ou não fossem os Estados Unidos o segundo país do mundo que mais gasta em turismo (e aquele que mais dinheiro recebe com esta actividade).

Nos últimos anos, o número de turistas americanos no nosso país vinha aumentando consistentemente, mas, em 2008, porventura fruto da crise económica mundial, verificou-se uma acentuada quebra neste fluxo e nas receitas arrecadadas com o turistas "yankees". Actualmente, o cenário é de recuperação e, no ano passado, cerca de 250 mil americanos visitaram Portugal.

Portugal tem nos Estados Unidos um mercado que ainda pode ser muito mais e melhor explorado. Para isso, muito pode contribuir a presença, no nosso país, do americano mais famoso do mundo, quando Barack Obama visitar Portugal para participar na cimeira da Nato, já em Novembro próximo.

3 comentários:

  1. Pedro Castello Branco7 de maio de 2010 às 14:43

    Qual é o país que gasta mais em turismo?

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro, o país que mais gasta em turismo é a Alemanha (Portugal é o 37º). Pode ver a a lista completa em: http://www.unwto.org/facts/eng/pdf/barometer/UNWTO_Barom09_1_en.pdf

    ResponderEliminar
  3. Pedro Castello Branco7 de maio de 2010 às 16:26

    Caro João Luís,

    Muito obrigado pela informação. De facto a situação geográfica da Alemanha explicará, em larga escala, a elevado fluxo de turistas!

    ResponderEliminar