sexta-feira, 19 de março de 2010

The curious case of Florida

Nas midterms de Novembro, a Florida será um dos Estados a estar em destaque, com a corrida para substituir o senador republicano George LeMieux a ganhar contornos de grande interesse e mediatismo.
Inicialmente, este lugar no Senado parecia ir directamente para Charlie Crist, o actual governador republicano do sunshine state. Porém, o seu maior opositor, Mark Rubio, ex-Speaker da Câmara dos Representantes, ganhou momentum e tem agora, segundo as sondagens, uma incrível vantagem sobre Crist. Isto deve-se ao carisma de Rubio e ao facto de estar a conseguir cativar o eleitorado mais conservador do GOP, enquanto Crist é um republicano mais moderado e tomou medidas, como o apoio ao pacote de estímulos à economia de Obama, que desagradaram às bases do seu partido.
Apesar de estas primárias apenas terem lugar em Agosto, parece que a vantagem de Rubio, uma estrela em ascensão no GOP, pode ser irrecuperável para o actual governador. Caso este cenário se confirme, fala-se já na possibilidade de Charlie Christ concorrer na eleição geral como independente, ou mesmo mudando de partido e concorrendo como democrata. Ambas as situações não seriam inéditas e existem até casos recentes: em 2006, o senador Joe Lieberman perdeu a sua primária no partido democrata, mas venceu a eleição geral, concorrendo como independente. Já em 2009, o senador Arlen Specter, sabendo que não conseguiria ganhar a nomeação pelo GOP, mudou-se para o lado democrata, partido pelo qual tenta, este ano, a sua reeleição.
Mas, no caso de Crist, o mais provável, caso perca a nomeação e decida tentar a sua sorte na eleição geral - o que não é líquido, visto que manter-se na mansão do Governador é uma possibilidade - será concorrer como independente. Este dado poderia resultar numa das eleições mais disputadas e equilibradas do panorama eleitoral de 2010. Uma campanha com Rubio, Crist e ainda o candidato democrata - provavelmente o congressista Kendrick Meek - poderia beneficiar este último, devido à divisão da direita, e faria desta eleição uma three-way-race, de resultado imprevisível. Tudo isto fará com que este ciclo eleitoral na Florida vá ser seguido com muita atenção.

2 comentários:

  1. Interessante. Tenho seguido os esforços de muitos activistas Democratas para conseguir que Christ mude de partido, não sabia que já tinham um candidato alinhavado. Mas creio que Christ continua a ser extremamente popular no estado, por isso não sei se será muito afectado pela corrida a três. Provavelmente ganha ao centro, entre os eleitores moderados de ambos os partidos.

    ResponderEliminar
  2. Numa nova sondagem da Rasmussen, prevendo uma eventual corrida a 3, Rubio lidera com uma enorme vantagem e Christ é relegado para 3º lugar:

    http://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/elections2/election_2010/election_2010_senate_elections/florida/toplines

    ResponderEliminar