Nas midterms de Novembro, a Florida será um dos Estados a estar em destaque, com a corrida para substituir o senador republicano George LeMieux a ganhar contornos de grande interesse e mediatismo.
Inicialmente, este lugar no Senado parecia ir directamente para Charlie Crist, o actual governador republicano do sunshine state. Porém, o seu maior opositor, Mark Rubio, ex-Speaker da Câmara dos Representantes, ganhou momentum e tem agora, segundo as sondagens, uma incrível vantagem sobre Crist. Isto deve-se ao carisma de Rubio e ao facto de estar a conseguir cativar o eleitorado mais conservador do GOP, enquanto Crist é um republicano mais moderado e tomou medidas, como o apoio ao pacote de estímulos à economia de Obama, que desagradaram às bases do seu partido.
Apesar de estas primárias apenas terem lugar em Agosto, parece que a vantagem de Rubio, uma estrela em ascensão no GOP, pode ser irrecuperável para o actual governador. Caso este cenário se confirme, fala-se já na possibilidade de Charlie Christ concorrer na eleição geral como independente, ou mesmo mudando de partido e concorrendo como democrata. Ambas as situações não seriam inéditas e existem até casos recentes: em 2006, o senador Joe Lieberman perdeu a sua primária no partido democrata, mas venceu a eleição geral, concorrendo como independente. Já em 2009, o senador Arlen Specter, sabendo que não conseguiria ganhar a nomeação pelo GOP, mudou-se para o lado democrata, partido pelo qual tenta, este ano, a sua reeleição.
Mas, no caso de Crist, o mais provável, caso perca a nomeação e decida tentar a sua sorte na eleição geral - o que não é líquido, visto que manter-se na mansão do Governador é uma possibilidade - será concorrer como independente. Este dado poderia resultar numa das eleições mais disputadas e equilibradas do panorama eleitoral de 2010. Uma campanha com Rubio, Crist e ainda o candidato democrata - provavelmente o congressista Kendrick Meek - poderia beneficiar este último, devido à divisão da direita, e faria desta eleição uma three-way-race, de resultado imprevisível. Tudo isto fará com que este ciclo eleitoral na Florida vá ser seguido com muita atenção.
Interessante. Tenho seguido os esforços de muitos activistas Democratas para conseguir que Christ mude de partido, não sabia que já tinham um candidato alinhavado. Mas creio que Christ continua a ser extremamente popular no estado, por isso não sei se será muito afectado pela corrida a três. Provavelmente ganha ao centro, entre os eleitores moderados de ambos os partidos.
ResponderEliminarNuma nova sondagem da Rasmussen, prevendo uma eventual corrida a 3, Rubio lidera com uma enorme vantagem e Christ é relegado para 3º lugar:
ResponderEliminarhttp://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/elections2/election_2010/election_2010_senate_elections/florida/toplines