quinta-feira, 11 de março de 2010

Mitt Romney adianta-se para 2012

Apesar de ainda faltar muito tempo para as eleições presidenciais de 2012, já não falta assim tanto para começarem (se é que ainda não começaram) as movimentações entre os potenciais candidatos republicanos a destronarem Barack Obama.

Quem já está no terreno a preparar uma previsível candidatura é o antigo governador do Massachusetts, Mitt Romney, que, com o seu périplo pelos Estados Unidos para publicitar o seu mais recente livro, parece já em modo de campanha.

E Romney tem razões para estar optimista. A empresa PPP divulgou sondagens sobre as eleições primárias do GOP em dois importantes swing states, o Colorado e a Florida. Em ambos, Romney pulveriza a concorrência - Sarah Palin e Mike Huckabee - que fica a bem mais de vinte pontos percentuais.

Porém, ainda falta muito tempo e o campo de candidatos republicanos está longe de estar definido. Parece provável que nomes como Palin, Huckabee ou Pawlenty entrem na corrida, mas também é preciso contar com outras figuras que podem baralhar as contas das primárias republicanas, como Bobby Jindal ou Mitch Daniels, governadores do Louisiana e do Indiana, respectivamente.

Romney, apesar de a uma grande distância dos momentos decisivos, parece partir na pole position para esta corrida pela nomeação republicana e é, pelo menos para já, o favorito a liderar o ticket do GOP em Novembro de 2012. Mas, como se sabe, ser-se o frontrunner tem um problema: não se tem nada a ganhar, mas tudo a perder.

2 comentários:

  1. Pessoalmente, nao acredito que Romney consiga a nomeacao Republicana.

    Ja ha 4 anos sempre foi dado como favorito e perdeu contra John Maccain. Ou seja, ja ha 4 anos os eleitores republicanos elegeram o menos endeinheirado, menos conservador e menos telegenico Romney.

    Para 2012, parace me que vai acontecer o mesmo.

    Quanto ao facto de ele bater Huckaby e Palin, parece me um facto de somenenos: nao sera do lote de 2008 que vira o eleito republicano e tal nota-se quando se ve que nenhum dos anteriores candidatos se conseguir destacar ou mesmo ter uma aceitacao geral por parte do eleitorado republicano.

    Este eleitorado vai tentar encontrar alguem que passe por um outsider e que tenha experiencia governativa com provas dadas. Alguem que possa derrotar o actual presidente americano visto por este eleitorado como alguem que esta a conduzir o pais num sentido que muitos ainda ha 1 ano naio imaginariam.

    Para tal, ha que comecar a olhar para os actuais governadores republicanos como Barbour, Mitch Daniels, Tim Pawlenty, Bob Maccdonel ou Bobby Jindal. Neste lote estara o futuro Presidente em 2012.

    Pessoalmente, apostaria em Mitch Daniels.

    Comecem a estudar este homem!

    Joao Fernandes

    S

    ResponderEliminar
  2. João, tu já anunciaste a vitória de Palin, depois de Romney e agora de Daniels. Estou para ver qual será a tua aposta no mês que vem... :)

    Concordo contigo quando dizes que ainda aparecerão fortes concorrentes para a nomeação republicana, sendo do lote dos Governadores que poderão surgir alguns dos mais fortes candidatos, aliás como é habitual.

    Mas, pelo menos para já, Romney é o alvo a abater. Está no terreno desde 2006, tem recursos financeiros quase inesgotáveis e um grande "name recognition" por todo o país. Veremos se se sai melhor em 2012 do que em 2008.

    ResponderEliminar