sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Clinton quase convenceu Meek a desistir

Esteve muito perto de acontecer um decisivo golpe de teatro na corrida para o Senado na Florida. Segundo uma história do Politico,  Bill Clinton tentou convencer o candidato democrata, Kendrick Meek, a desistir a favor do independente Charlie Crist, de forma a impedir que o concorrente republicano, Marco Rubio, conquiste o assento no Senado em disputa. Meek terá, alegadamente, chegado a concordar com a ideia, mas desistiu no último momento, não querendo passar a imagem de desistente e, de acordo com o artigo, convencido pela esposa que ainda podia vencer a eleição.
Gorou-se a melhor e única hipótese de Rubio ser derrotado, já que, numa corrida a três, o republicano tem larga vantagem sobre os seus adversários. Se Meek tivesse desistido e apoiado o actual governador da Florida (em troca da promessa deste em juntar-se aos democratas no Senado), a eleição ganharia uma dinâmica totalmente diferente e a vitória estaria ao alcance de Charlie Crist. Além disso, esta "jogada" teria o condão de impedir a meteórica ascensão de Marco Rubio, que está a tornar-se um caso sério na política dos Estados Unidos e que, no futuro, pode ser um dos líderes do Partido Republicano.
A opção de Kendrick Meek é compreensível, até porque passou toda a campanha a atacar os flip-floppers e as manobras políticas de Crist. Contudo, ao não desistir, entrega a eleição a Rubio numa bandeja e resigna-se a um distante terceiro lugar. O seu futuro político é incerto, porque abdicou do seu assento na Câmara dos Representantes para concorrer ao Senado e esta sua decisão pode causar-lhe alguns anti-corpos no seio do seu partido. Mas, por outro lado, há alguém que, neste momento, está muito feliz e agradecido com a posição de Meek: Marco Rubio, pois claro.

3 comentários:

  1. Ou seja, Clinton tentou fazer com Meek o que já havia tentado fazer com Sestak... e, em ambos os casos, falhou. E não, João, não me parece que numa «corrida a dois» a vitória passasse a estar ao alcance de Crist.

    ResponderEliminar
  2. Octávio, não digo que a derrota de Rubio fosse uma certeza, mas sem dúvida que a corrida ficaria de novo em aberto se Meek desistisse.
    Por outro lado, a desistência do candidato democrata poderia ser prejudicial para as perspectivas do Partido Democrata na eleição para Governador da Florida, já que poderia desmobilizar e desmotivar o eleitorado afro-americano a ir às urnas.

    ResponderEliminar
  3. Meek fez bem em não desistir. Revela coragem e coerência, o que, no futuro, lhe poderá ser favorável.

    ResponderEliminar