sábado, 30 de janeiro de 2010

Let Obama be Obama

Ontem, em Baltimore, Virginia, Barack Obama protagonizou um encontro com os republicanos da Câmara dos Representantes, com quem debateu vários temas, com destaque para a reforma do sistema de Saúde.
Obama saiu-se muito bem neste evento, que talvez tenha mesmo representado um dos melhores momentos públicos do seu mandato presidencial. Desta vez, não se remeteu à defensiva e chamou mesmo os republicanos à razão, quando confrontado com as suas críticas. Acusou os seus adversários de bloquearem e rejeitarem qualquer proposta proveniente da sua Administração, independente dos seus méritos, apenas com fins políticos. Apontou também o dedo à retórica de terror dos republicanos em relação à reforma do serviço de Saúde americano, dizendo que o GOP demonizou esta proposta, apresentando-a como um "plano bolchevique". O presidente americano, sem a "rede de segurança" do teleponto, dominou totalmente a discussão e conseguiu passar eficazmente a sua mensagem.

Obama parece ter mudado de atitude e de estratégia e, desde o discurso do State of the Union, está mais dinâmico e mais envolvido na disputa política. Transmite, agora, uma imagem mais combativa e abnegada, não se limitando a encaixar os ataques da oposição, mas saindo, ele próprio, em defesa das suas políticas e ideias para o país. Parece, agora, mais próximo do Obama da campanha, aquele que conseguiu cativar os americanos e trazer esperança ao mundo. Veremos, então, se esta estratégia irá ter continuidade e se Barack Obama consegue momentum que o faça recuperar nas sondagens e na opinião pública, ajudando, assim, os democratas nas midterms de Novembro.


4 comentários:

  1. Foi realmente um dos melhores momentos de Obama desde que chegou à Casa Branca - aliás, podia pôr aqui o video. E de tal maneira devastador que a Fox News interrompeu a emissão antes do fim.
    O melhor momento, para mim: "vários de vocês inauguraram obras pagas pelo estímulo económico que votaram contra". Brilhante.

    ResponderEliminar
  2. Vega9000, segui o seu conselho e coloquei aqui o vídeo deste cara-a-cara entre Obama e os republicanos da House of Representatives.

    Obama conseguiu uma excelente prestação e conseguiu responder a uma semana muito negativa,com a derrota no Massachusetts. Será interessante perceber se esta recuperação será visível nas próximas sondagens.

    ResponderEliminar
  3. A ver vamos, sobretudo tendo em conta que os sinais da Casa branca em relação à reforma da saúde são absolutamente contraditórios - Rahm já disse que esta seria uma "4ª prioridade", mas no entanto sabe-se agora (via Kevin Drum na Mother Jones) que já havia acordo entre as duas câmaras, o que tornará a reconciliação muito mais simples.
    No entanto, duvido ue os Republicanos caiam no mesmo erro - debater com Obama em directo - outra vez.

    ResponderEliminar
  4. Bem, certamente que poderão tentar, mas terão muitas dificuldades em não parecer acobardados e com medo de Obama. Ou seja, é uma win-win situation para o presidente americano.

    ResponderEliminar