sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os "birthers"

Segundo a Constituição americana, o presidente do país tem de ter, pelo menos, 35 anos de idade e ser um natural born citizen dos Estados Unidos. Assim, quando, em 2008, a candidatura de Obama começou a surpreender a "inevitável nomeada" democrata, Hillary Clinton, apareceram alguns rumores que punham em causa a elegibilidade do então Senador pelo Illinois para a presidência.
Rumores que, rapidamente, se transformaram em teorias da conspiração que afirmavam que Obama não tinha nascido em Honolulu, no Havaii, mas sim no Quénia (país de origem do pai de Obama) ou na Indonésia (onde viveu durante uns anos), dependendo das teorias, e que, desta forma, não podia, legitimamente, ocupar a chefia do Estado. Os aderentes a estas especulações - os birthers - contestaram o certificado apresentado por Obama e exigiram novas provas. Assim surgiu aquilo que ficou conhecido como o "birther movement".
Contudo, estas ideias não conseguiram ganhar adeptos junto do mainstream media e as principais figuras do Partido Republicano rapidamente se distanciaram destas posições. Além disso, nenhum tribunal deu seguimento às queixas legais apresentadas pelos birthers que tentavam impugnar a eleição de Obama. Assim, este movimento foi perdendo "tracção" e ficou confinado a uma pequena minoria, geralmente associada à ala mais à direita do GOP.
Agora, esta questão está novamente na baila, após a Câmara dos Representantes do Estado do Arizona ter aprovado uma proposta de lei que obriga os candidatos presidenciais a apresentarem a sua certidão de nascimento para poderem constar dos boletins de voto neste Estado. Curioso é o facto do Arizona ser o Estado de John McCain, o oponente de Obama nas eleições de 2008 e que também esteve envolvido numa polémica semelhante: McCain, como Obama, não nasceu na mainland dos Estados Unidos, mas sim numa base naval americana no Canal do Panamá, que, à época, era considerado território americano.

2 comentários:

  1. Sera que esta lei que ja foi aprovada ontem pela Governadora do Arizona vai ter implicacoes na corrida senatorial entre Maccain e JD Hayworth?

    JD Hayworth tem tentado captar o voto dos birthers pedindo ao Presidente Obama que mostre provas de ter nascido nos EUA e foi por isso trocidado num dos melhores attack ads que ha memoria: http://www.youtube.com/watch?v=xULUb98TNw.

    Continuo a acreditar que Mccain vai ganhar a nomeacao republicana, mas os ventos nao estao a soprar a seu favor.


    Joao Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que o facto de um dos mais conhecidos senadores republicanos estar com este tipo de dificuldades para conseguir a nomeação é uma grande surpresa. Para esta situação também pode ter contribuído a campanha presidencial de McCain que, além de notoriamente mal conduzida, foi acusada por algumas facções do GOP de ter sido demasiadamente "soft" com Obama.

    Mas, como tu, também acho que John McCain acabará, com maior ou menos dificuldade, por assegurar a nomeação e, depois, assegurar a reeleição para o Senado.

    ResponderEliminar