quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sugestões literárias: O Futuro da América

Acabei hoje mais uma leitura que, na senda do que já tenho vindo a fazer, partilho, agora, com os leitores do Máquina Política. A obra chama-se o Futuro da América (The American Future, no original) e é da autoria de Simon Schama, um historiador britânico, mas que viveu metade da sua vida nos Estados Unidos.

Neste livro, escrito antes da vitória de Obama, Schama parte da campanha presidencial de 2008 para fazer uma retrospectiva da construção e do passado da América. De uma forma inteligente, o autor separa a obra em quatro partes. Em cada uma dessas partes, o leitor encontra um tema diferente: a guerra, a religião, a imigração e o ambiente. Enquanto fala dos pais fundadores, da guerra civil americana, da colonização do oeste e de muitos outros assuntos do passado, o autor explica muito do presente da América e pisca o olho ao futuro.

Com o dom de construir uma narrativa que prende o leitor, Simon Schama proporciona uma obra muitíssimo agradável e que merece, sem dúvida, uma leitura atenta. Aconselho este livro não só aos interessados pela política e cultura americana, mas também a todos os apaixonados por história. Sigam o meu conselho, vão ver que vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário