segunda-feira, 26 de abril de 2010

A criminalização do sonho americano

O Estado do Arizona continua a dominar a actualidade americana. Agora, as atenções viram-se para a aprovação de uma lei estadual muito dura, relativamente à imigração. Esta legislação, num Estado fronteiriço e onde se calcula existirem cerca de 460 mil "aliens", criminaliza a imigração ilegal, punindo-a mesmo com pena de prisão.
A imigração é uma questão que, como tantas outras, divide profundamente a América. Barack Obama e a Janet Napolitano, actual Secretária da Segurança Interna e anterior Governadora do Arizona, já declararam a sua oposição a esta medida, que consideram mal dirigida e irresponsável. Por outro lado, os defensores da legislação consideram-na importante, de forma a pôr fim à grande vaga de imigração proveniente do México e a outros fenómenos associados, como o narcotráfico.
Contudo, o ponto que tem gerado mais polémica prende-se com a permissão concedida às forças policiais de pedirem a identificação de qualquer pessoa que suspeitem tratar-se de um imigrante ilegal, medida que já foi caracterizada por alguns democratas e defensores dos Direitos Civis como algo saído do III Reich. De facto, este aspecto parece poder transformar-se numa medida racista, já que o critério utilizado para esta "suspeição" será, apenas e só, o da raça, ou, neste caso, a cor da pele.
Também já foram sentidas repercussões na campanha para o lugar de senador por este Estado do sudoeste americano. McCain, o actual incumbente que luta pela reeleição, continua a manter-se bem à Direita e já afirmou que esta é uma medida necessária. No campo oposto, surgiu já um novo candidato para conseguir a nomeação pelos democratas. Randy Parraz, um advogado dos Direitos Civis, já anunciou a sua candidatura e fará da imigração o seu tema principal.
É verdade que a questão da imigração ilegal é um flagelo que assola os Estados Unidos, principalmente os estados fronteiriços do Sul. Porém, os americanos não se deviam esquecer que estão num país edificado por imigrantes que partiram à procura de liberdade e da terra das oportunidades. No fundo, estas centenas de milhares de "aliens" que atravessam a fronteira entre o México e os EUA mais não desejam do que aceder, também eles, ao sonho americano.

1 comentário:

  1. Joao,

    Apesar de discordar de alguns pontos desta medida, tal como a arbitrariedade no pedido de documentos, esta lei vem mostrar a inaptidao do governo americano em tomar medidas consistentes no combate a imigracao ilegal, que, convem nao esquecer, e um crime.

    O Arizona e um Estado que sofre diariamente com este flagelo, tendo ate recentemente a luta dos carteis de droga mexicanos chegado a travar-se ja dentro das fronteiras dos EUA.

    Penso que o sonho americano criminaliza-se nao por medidas de combate a emigracao ilegal, mas quando se legisla no sentido de diminuir a liberdade de todos os cidados americanos(incluindo os recem-imigrados).

    A administracao Obama, como e habito, ja esta a politizar esta medida inteiramente legal e dentro das prerrogativas do estado do Arizona, tentando mostrar o GOP e os Tea Party como inimigos das minorias. Nao e por acaso que no seu apelo aos apoiantes dirigido ha 2 dias, pediu o apoio dos negros, mulheres e latinos.

    Joao Fernandes

    ResponderEliminar