quarta-feira, 14 de março de 2012

Santorum varre o Sul

Resultados das primárias de ontem:

Alabama

Rick Santorum -  34,9%
Newt Gingrich - 29,5%
Mitt Romney - 28,4%
Ron Paul - 5,0%

Mississippi

Rick Santorum - 32,9%
Newt Gingrich - 31,4%
Mitt Romney - 30,3%
Ron Paul - 4,4%

Rick Santorum teve ontem uma excelente noite eleitoral, obtendo uma algo improvável "dobradinha" nas primárias dos dois Estados sulistas que ontem foram a votos: o Alabama e o Mississippi. A partir de agora, fica claro que a corrida pela nomeação presidencial republicana é uma luta a dois entre Santorum e Romney. Depois das vitórias de ontem, o ex-Senador da Pensilvânia volta a ganhar um novo fôlego para enfrentar Romney no trilho da campanha, apesar de não poder contar, nem de perto nem de longe, com uma estrutura de apoio e de fundos monetários como os do antigo Governador do Massachusetts. Santorum leva já dez vitórias nesta campanha, mas estas provêm de Estados pequenos e maioritariamente conservadores. Agora, precisa de triunfar num Estado urbano e populoso, de forma a provar que pode mesmo retirar a nomeação a Romney. E as primárias do Illinois, que decorrem na próxima Terça-feira, são um local ideal para o fazer.

Mitt Romney, por sua vez, sai como derrotado da noite de ontem, principalmente devido à forma como jogou (mal) o jogo das expectativas. Ainda que se tenha quedado pelo terceiro posto tanto no Alabama como no Mississippi, Romney ficou, em ambos os Estados, muito perto do topo, o que poderia ser entendido como um bom resultado num terreno que lhe é desfavorável. Todavia, nas vésperas destas votações, Romney afirmou que iria vencer pelo menos uma delas, elevando as expectativas, que, no final de contas, saíram goradas. Agora, volta a ser alvo de uma maré de comentários que afirmam o seu problema em seal the deal e atrair o grosso do eleitorado de base do Partido Republicano. O antigo Governador do Massachusetts continua a ser o grande favorito a enfrentar Obama em Novembro, mas terá de passar obrigatoriamente por uma época de primárias prolongadas e onde nunca se sabe o que pode suceder.

Mitt Romney poderá ainda ter a tarefa mais complicada se Newt Gingrich desistir da corrida e deixar o seu eleitorado à mercê de ser conquistado por Santorum. O ex-Speaker necessitava de vencer pelo menos um dos Estados que realizaram ontem as suas primárias de modo a poder afirmar-se ainda como um candidato credível e relevante nesta campanha eleitoral. Mas, mesmo a jogar em casa, Newt foi batido em ambos os casos por um Santorum que é definitivamente o porta-estandarte da ala mais conservadora do Partido Republicano. No seu discurso, Gingrich continuou a afirmar que permanecerá na corrida, mas mesmo a sua conhecida obstinação poderá não bastar para que a sua campanha, sem vitórias e, consequentemente, sem apoios e sem dinheiro, continue por muito mais tempo.

Para o final ficam os dados menos relevantes da noite de ontem. Ron Paul, que é cada vez mais uma mera nota de rodapé nestas eleições, obteve fracos resultados no Alabama e no Mississippi, Estados onde não teria, à partida, condições para conseguir fazer muito melhor. Entretanto, fora do território continental americano, Romney conseguiu vitórias nos caucuses do Hawaii e da Samoa americana e consegue alguns delegados com esses triunfos. Contudo, quando se faz o rescaldo da noite de ontem, o que se destaca são os excelentes resultados de Rick Santorum e as latentes fragilidades de Mitt Romney, que, para quem se descreve como o presumível nomeado, continua com enormes dificuldades em afastar candidatos relativamente fracos (relembre-se que Santorum perdeu, em 2006, a reeleição para o Senado por 20 pontos percentuais) e com fracos recursos. A corrida está mesmo para continuar.

2 comentários:

  1. Continua mas não vejo jeito de o resultado ser diferente do actual: Santorum não tem hipóteses de ultrapassar Romney em delegados, salvo algum cataclismo.

    ResponderEliminar
  2. Sim, é muito difícil que o consigo, a não ser que Gingrich abandone a corrida e se comprometa a "entregar-lhe" os seus delegados na convenção. De qualquer forma, também me parece que está muito difícil para Romney a tarefa de conseguir uma maioria absoluta de delegados. Se calhar vai precisar da ajuda dos superdelegados para o fazer. Mas o melhor é irmos vendo passo a passo o que acontecendo. E a primária do Illinois vai ser muito importante para definir as coisas.

    ResponderEliminar