terça-feira, 20 de março de 2012

Na terra de Lincoln

Realizam-se hoje as primárias do Illinois, Estado que deu a conhecer um dos mais famosos e importantes norte-americanos de todos os tempos, o Presidente Abraham Lincoln. E que jeito daria aos republicanos um candidato da estirpe do homem que venceu a Guerra Civil Americana. Contudo, têm que se contentar com Romney, Santorum, Gingrich e Paul. Entre estes nomes, sairá o próximo candidato presidencial do GOP que defrontará Barack Obama, em Novembro.
Depois das vitórias de Rick Santorum no Alabama e no Mississipi, esperava-se que a disputa no Illinois fosse muito equilibrada. E, de facto, nos dias seguintes a esse duplo triunfo sulista de Santorum, as sondagens pareciam indicar que a corrida iria ser decidida até ao último voto. Contudo, nos últimos dias, Mitt Romney disparou nas intenções de voto e surge agora bem posicionado para uma vitória confortável, provavelmente nos double digits
Mais uma vez, a vantagem financeira de Romney foi decisiva para fazer a diferença. Tratando-se o Illinois de um Estado de grandes dimensões e com mercados publicitários caros, tornou-se ainda mais difícil para Santorum competir com uma campanha superiormente organizada e com muitos mais meios monetários, como é o caso da de Romney. Mas, além disso, o antigo Governador do Massachusetts  beneficiou ainda do momentum proporcionado pela sua vitória nas primárias de Puerto Rico, onde derrotou copiosamente a concorrência. Finalmente, também Santorum contribuiu para a sua própria descida nas sondagens, com uma presença algo errática no trilho da campanha, proferindo, por exemplo, uma gaffe "a la Romney", afirmando que não se interessa pela taxa de desemprego.
A confirmar-se, mais logo, uma vitória robusta de Romney na primária do Illinois, o actual frontrunner da corrida republicana passa a ser ainda mais favorito a obter a nomeação presidencial do seu partido. Contudo, com a dinâmica da corrida em constante mudança, teremos sempre que esperar para ver o que sucede nas primárias que se avizinham. De qualquer forma, dificilmente a luta pela nomeação ficará decidida antes de Maio ou Junho. E mesmo a hipótese de se chegar à Convenção Nacional sem um nomeado não pode ainda ser descartada.

4 comentários:

  1. Obrigado pela correcção, Germano. Não sabia, de facto, que Lincoln tinha nascido no Kentucky, apesar de ter sido no vizinho Illinois que Lincoln se lançou no mundo da política.

    ResponderEliminar
  2. Ó Octávio, desculpe. Ainda era cedo quando escrevi, deve ter sido do sono :)

    ResponderEliminar