segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Projecções finais: Senado


Esta é a minha projecção relativamente ao figurino do Senado que resultará das eleições de amanhã. Como na minha última previsão, os democratas mantém a sua maioria por uma unha negra, ficando com 51 assentos, perdendo oito para os republicanos. A única mudança operada é a mudança do Nevada para a coluna do GOP, enquanto que a West Virginia fez o percurso inverso. Ainda assim, há algumas corridas que merecem uma maior atenção:
Califórnia - O golden state parece um dos poucos estados em que a hecatombe democrata não se deve fazer sentir. Assim sendo, a Senadora Barbara Boxer aparece cada vez mais confortável na disputa face à republicana Carly Fiorina. Salvo uma enorme surpresa, a democrata continua no Senado.
Washington - A democrata Pat Murray estava a fazer um percurso semelhante ao de Barbara Boxer. Porém, nos últimos dias, as sondagens indicam um equilibrar da corrida que coloca em perigo a sua reeleição. Esta é uma das eleições que terá de ser seguida mais atentamente na madrugada e manhã de Quarta-feira e cujo desfecho pode demorar vários dias a ser conhecido.
Nevada- Na minha previsão anterior ainda atribuí a vitória a Harry Reid. Contudo, desde essa altura, a republicana Sharron Angle tem surgido constantemente à frente das sondagens. Para piorar a situação do líder da maioria no Senado, foram mais os republicanos do que os democratas que votaram antecipadamente. Assim, tudo indica que o Partido Democrata terá de escolher um novo líder para a sua bancada.
Colorado - A mais equilibrada e imprevisível de todas as corridas de amanhã. Decidi atribuir esta vitória ao candidato do GOP, Ken Buck, mas, de todos os estados onde previ um triunfo republicano, é este que mais facilmente pode virar para o lado democrata.
Wisconsin - Parece que o Senador Russ Feingold não vai ser capaz de recuperar da desvantagem relativamente ao republicano Ron Johnson. Dessa forma, a eleição de amanhã significará a despedida de um dos mais conhecidos e conceituados senadores democratas.
Illinois - As sondagens mais recentes têm sido favoráveis a Mark Kirk, o candidato republicano. Todavia, esta é uma corrida que ainda está longe de estar decidida, tendo em conta o elevado número de indecisos que as mesmas sondagens indicam. 
Pennsylvania - Depois de uma surpreendente recuperação de Joe Sestak (D), o candidato do GOP, Pat Toomey, conseguiu estabilizar a sua vantagem, ainda que curta, face ao seu adversário. Essa diferença deverá bastar para ser eleito para o Senado, mas esta é uma corrida que merece ser acompanhada ao pormenor.
West Virginia - Poderá ser a eleição-chave para o controlo do Senado. Num ciclo eleitoral normal, o Governador democrata, Joe Manchin, seria eleito numa landslide. Porém, a sua associação a Barack Obama, altamente impopular neste estado, está a causar-lhe grandes problemas. O mais provável é que Manchin consiga, ainda assim, o triunfo, mas, como já disse aqui, esta poderá ser apenas uma meia-vitória para o Partido Democrata.

3 comentários:

  1. Acho que estamos (eu fiz as mesmas previsões) a ser demasiado calculistas. Vai haver surpresas amanhã no senado. Num ano como este tem de haver :)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Mas, a confirmar-se que estas eleições serão um tsunami do GOP, as surpresas terão de vir nesse sentido. Dessa forma, só vejo a WA e a WV a ficarem do lado republicano, dado que a CA parece-me fora de alcance.
    Se, por outro lado, os democratas tiverem uma melhor noite do que se espera, então o IL, o CO, o NV e, quem sabe, a PA, podem manter-se a azul.
    Assim as minhas (nossas) previsões são uma aposta moderada e segura, dentro daquilo que as sondagens e os analistas esperam para estas eleições para o Senado. Porém, não me importava que houvessem algumas surpresas, até para que seja mais fácil mantermo-nos acordados :)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Para mim, Colorado, Nevada, Illinois e Pensilvania cairao para o GOP, como tem vindo a demonstrar as ultimas sondagens, deixando o partido com 49 lugares.

    Da California, West Virginia e Washington, dado o tsunami que vai ocorrer daqui a algumas horas, acho dificil que, pelo menos 1 nao caia para o lado vermelho.

    Para mim, a grande surpresa pode mesmo vir do Connecticut...

    ResponderEliminar