sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pelosi não desarma

Apenas dois dias depois de ter sofrido uma retumbante derrota eleitoral, Nancy Pelosi anunciou, hoje, via Twitter, que é candidata a manter-se como líder dos democratas na Câmara dos Representantes. Desta vez, depois de o seu partido ter perdido o controlo da câmara baixa do Congresso, não terá o cargo de Speaker, tendo de se contentar (se for eleita) com o título de minority leader.
O anúncio de intenções de Pelosi não deixa de ser surpreendente, já que a congressista californiana foi uma das grandes derrotadas das eleições intercalares. A sua tremenda impopularidade junto do eleitorado fez mesmo com que os republicanos a elegessem como o principal alvo nos seus anúncios e discursos eleitorais, associando cada político democrata à sua impopular líder. Dessa forma, era esperado que pusesse o seu lugar à disposição, de modo a que os democratas pudessem renovar a sua imagem, para começarem, desde já, a preparar o seu contra-ataque para 2012.
Contudo, Nancy Pelosi resolveu continuar a liderar os democratas e, apesar dos anti-corpos que reúne junto da população americana, a verdade é que tem boas hipóteses de ser novamente escolhida para a função, pois é uma heroína dos liberais e tem fortes laços com a ala mais à esquerda do Partido Democrata. Além disso, o grupo dos democratas que terá, porventura, menos interesse em continuar a ser liderado por Pelosi são os Blue Dogs. Contudo, não deverão ter a força necessária para fazerem frente à ainda Speaker, já que foram literalmente trucidados nas últimas eleições, com cerca de metade dos membros da Blue Dog Coalition a ser derrotados pelos republicanos.
Não há dúvidas que Nancy Pelosi provou ser uma Speaker eficaz e muitíssimo bem sucedida. Porém, nessa posição, a sua principal função era garantir a coesão partidária e evitar divisões, enquanto que, agora, à frente de uma bancada minoritária, os democratas necessitam de alguém com menos anti-corpos no GOP e melhor capacidade de fazer a ponte com a oposição.
Assim, parece-me que quem sai a ganhar desta jogada é mesmo o GOP, que continua a ter como principal adversário no Congresso uma figura que os americanos não vêem de forma favorável. Pelo contrário, Barack Obama não deve ficar muito satisfeito com a "nuvem" Pelosi a ensombrar a sua campanha de reeleição, mas também nada pode fazer para o evitar, correndo o risco de irritar e alienar os democratas mais liberais.

7 comentários:

  1. Apesar de praticamente leigo sobre a política americana, creio que os resultados destas eleições demonstram que o lobby republicano é que controla a América. O Tea Party é uma aberração, Sarah Palin é uma fraude. E como é que se pode aceitar que os republicanos assumam que agora a sua grande batalha vai ser destruir a reforma do sistema de saúde americano? Como é que se pode aceitar que milhões e milhões de pessoas não tenham acesso a cuidados de saúde mínimos, sem terem de se preocupar com as contas astronómicas?

    Obama é genuíno. Mau político, mas genuíno. Só isso é garante suficiente de que ele quer o melhor para a América. Só por isso, será uma pena se ele não for reeleito em 2012.

    ResponderEliminar
  2. Sugestao para os milhoes de americanos com contas astronomicas de saude: porque nao emigram para Cuba ou para a Coreia do Norte?

    Ao menos assim, ainda se tem a opcao de escolher entre um estado livre e outro autocratico.

    Abraco,
    Joao

    ResponderEliminar
  3. Ja agora, tem piada a maneira da esquerda pensar: quando a maioria da populacao americana escolheu barack obama, foi uma vitoria das pessoas que escolheram "Hope and Change" - vitoria essa contra a forma habitual de fazer politica. Ai nao importava o facto de Obama ter gasto muito mais dinheiro que o Mccain our ser o candidato com mais apoio de Wall Street.

    Passado 2 anos, a populacao americana escolhe os republicanos- voltando o partido democrata a receber mais contribuicoes - e e claro que sao os malditos republicanos a dominar a estrutura de poder...

    Ja sentia saudades da "vast right wing conspiracy": volta sempre que a esquerda esta em apuros!

    Joao

    ResponderEliminar
  4. não achas que o acesso à saúde é um direito universal?

    ResponderEliminar
  5. É um regalo ler os comments de Anónimo João, ou John Wolf. Em relação ao post, é claro que Pelosi não digeriu a derrota e vai à procura de desforço e de continuar a agenda política liberal/esquerdista dos dois últimos anos. Se as coisas não mudarem radicalmente nos próximos 2 anos, os Republicanos agradecem poderem continuar a falar do ticket Obama/Pelosi.

    ResponderEliminar