A blogosfera portuguesa tem mais um espaço dedicado, em exclusivo, à política norte-americana. Trata-se do blogue América em 30 segundos, da autoria de Vega9000. O sítio tem a particularidade de abordar um dos temas mais interessantes e singulares da política que se faz nos Estados Unidos: os anúncios televisivos.
Ao contrário do que acontece por cá, onde os tempos de antenas destinados a anúncios e propaganda política são enfadonhos, cinzentos e praticamente irrelevantes para as decisões eleitorais, no gigante do lado de lá do Atlântico os anúncios televisivos são uma das armas políticas mais letais e decisivas e, dessa forma, a sua concepção e utilização são pensadas ao pormenor pelas campanhas. Actualmente, com a expansão da Internet e de fenómenos como o Youtube ou o Facebook, a propagação destes vídeos é ainda maior, o que faz com que tenham ainda mais impacto. Assim, um anúncio original, com uma ideia central bem definida e que seja bem explanada no curto tempo de duração do vídeo, pode tornar-se um êxito instântaneo e ajudar à eleição do político em causa.
Veja-se, por exemplo, o anúncio da campanha de Hillary Clinton, em 2008, que pretendia salientar a experiência da antiga Primeira-dama, face à juventude e pouca preparação de Obama. O vídeo, apesar de não ter alterado o vencedor da corrida, teve um grande sucesso e deu um novo alento à candidatura de Hillary.
Aconselho, por isso, a visita atenta a este novo espaço, onde os vídeos são bem escolhidos, alternando entre uns com grande impacto político e outros que, pelo seu conteúdo, se tornam uma sátira à própria sociedade americana. Bons cliques!
Ao contrário do que acontece por cá, onde os tempos de antenas destinados a anúncios e propaganda política são enfadonhos, cinzentos e praticamente irrelevantes para as decisões eleitorais, no gigante do lado de lá do Atlântico os anúncios televisivos são uma das armas políticas mais letais e decisivas e, dessa forma, a sua concepção e utilização são pensadas ao pormenor pelas campanhas. Actualmente, com a expansão da Internet e de fenómenos como o Youtube ou o Facebook, a propagação destes vídeos é ainda maior, o que faz com que tenham ainda mais impacto. Assim, um anúncio original, com uma ideia central bem definida e que seja bem explanada no curto tempo de duração do vídeo, pode tornar-se um êxito instântaneo e ajudar à eleição do político em causa.
Veja-se, por exemplo, o anúncio da campanha de Hillary Clinton, em 2008, que pretendia salientar a experiência da antiga Primeira-dama, face à juventude e pouca preparação de Obama. O vídeo, apesar de não ter alterado o vencedor da corrida, teve um grande sucesso e deu um novo alento à candidatura de Hillary.
Aconselho, por isso, a visita atenta a este novo espaço, onde os vídeos são bem escolhidos, alternando entre uns com grande impacto político e outros que, pelo seu conteúdo, se tornam uma sátira à própria sociedade americana. Bons cliques!
Obrigado João. É muito simpático da sua parte.
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