domingo, 4 de novembro de 2012

Obama lidera a nível nacional

Até há alguns dias, Barack Obama aparecia em desvantagem em grande parte das sondagens de âmbito nacional. Em algumas delas, como as da Rasmussen e da Gallup, chegou mesmo a estar a uma distância significativa de Mitt Romney. Contudo, agora, nas vésperas da eleição, o cenário inverteu-se a favor do actual Presidente dos Estados Unidos, como se pode ver pelos números das diversas sondagens que foram hoje divulgadas: 
 
NBC/Wall Street Journal - Obama 48% - Romney 47%
 
Reuters/Ipsos - Obama 48% - Romney 47%
 
Rasmussen - Obama 49% - Romney 49%
 
YouGov - Obama 49% - Romney 47%
 
Washington Post/ABC - Obama 49% - Romney 48%
 
Politico/George Washington University - Obama 48% - Romney 48%
 
Pew Research - Obama 50% - Romney 47%
 
Ou seja, entre todos os estudos, Romney não lidera em nenhum e o melhor que consegue é um empate em duas sondagens. Chamo atenção especial para os números da YouGov, por se tratar da sondagem final desta entidade e que reuniu a opinião de 36 mil (!) prováveis eleitores. Com estes resultados, a média nacional do Real Clear Politcs já é favorável, ainda que ligeiramente, a Obama.
Assim, o Presidente junta esta pequena vantagem nacional à liderança que tem mantido sistematicamente na maioria dos battleground states. Por tudo isto, percebe-se que as coisas estão muito complicadas para a candidatura de Mitt Romney, que parte para o último dia de campanha como o underdog da corrida e com as suas principais esperanças a focarem-se na possibilidade de as sondagens estarem totalmente erradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário