quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Algumas notas sobre a noite eleitoral

1) A eleição está bastante equilibrada nos principais battleground states. Contudo, as corridas na Florida, na Virginia e na North Carolina estão virtualmente empatadas e Barack Obama apenas tem de ganhar em um desses Estados para, praticamente, poder cantar vitória. Para já, a noite está a ser bem mais positiva para o actual Presidente do que para o seu adversário.

2) Até ao momento, as exit polls e os primeiros resultados vieram confirmar os dados das sondagens que foram divulgadas nas últimas semanas, pelo que não se confirmam as críticas republicanas que contestavam as amostras das sondagens que mostravam os eleitores democratas em maior número do que os republicanos.

3) Nas eleições do Congresso, também não há surpresas. Como era previsto, a Câmara dos Representantes continuará nas mãos do GOP e o Senado continuará a ter uma maioria democrata.

4) A confirmar-se estes três cenários, nada mudará no panorama político dos Estados Unidos: Obama continuará na Casa Branca, John Boehner manter-se-á como Speaker e Harry Reid permanecerá como líder da maioria no Senado. Ou seja, após a mais dispendiosa campanha eleitoral da história da Humanidade (só na campanha presidencial foram gastos mais de dois mil milhões de dólares) tudo terá ficado exactamente na mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário