terça-feira, 6 de novembro de 2012

Election Day!

Chegou, finalmente, o grande dia. Durante o dia de hoje, os eleitores norte-americanos (que não votaram antecipadamente) deslocam-se às urnas para escolher o Presidente dos Estados Unidos para os próximos quatro anos. Barack Obama, do Partido Democrata, e Mitt Romney, do Partido Republicano são as suas opções, além de vários outros candidatos praticamente irrelevantes, como Gary Johnson, candidato pelo Partido Libertário.
Nos Estados Unidos, a campanha decorre até ao último minuto e, por isso, as campanhas realizam os últimos esforços, mesmo no último dia, tentando amealhar todo e qualquer voto que ainda esteja indeciso. Mitt Romney nem sequer desperdiça o dia de hoje e estará em comícios eleitorais nos importantes Estados do Ohio e da Pennsylvania. Por sua vez, Barack Obama passou a noite no Iowa e é daí que partirá para Chicago, onde seguirá o desenrolar dos acontecimentos.
Chega, assim, ao fim uma longa e muito disputada campanha eleitoral, que foi também a mais dispendiosa da história mundial, tendo cada candidato presidencial gasto, nada mais nada menos, do que mil milhões de dolares com a sua campanha pela Casa Branca. Nove meses depois dos caucus do Iowa, teremos finalmente um vencedor, a não ser que a corrida seja de tal modo equilibrada, que haja necessidade de se recorrer a recontagens ou a disputas legais pelo resultado em algum Estado (como sucedeu, em 2000, na Florida).
Neste dia de todas as decisões, estarei por aqui a acompanhar tudo o que de mais importante se passar do outro lado do Atlântico. Será uma longa noite e que apenas deverá terminar na manhã de Quarta-feira. Mas, como quem corre por gosto não cansa, é com prazer que seguirei atentamente a escolha do próximo Presidente dos Estados Unidos. Conto com a vossa visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário