quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rick Perry entra em força

Rick Perry é candidato à Presidência dos Estados Unidos há pouco mais de uma semana. Contudo, a sua entrada tem mexido (e muito!) com a corrida. Agora, uma sondagem relativa à intenção de voto dos republicanos do Iowa - relembre-se, o primeiro Estado a dizer de sua justiça nas primárias presidenciais - comprova o impacto que o Governador do Texas provocou na campanha. Mas consultemos os resultados apresentados:

Rick Perry - 22%
Mitt Romney - 19%
Michelle Bachman - 18%
Ron Paul- 16%
Herman Cain - 7%
Newt Gingrich - 5%
Rick Santorum - 5%
John Huntsman - 3%

Assim sendo, estes números devem ser especialmente preocupantes para Michelle Bachman, que tem no Iowa a sua grande oportunidade de brilhar e de ganhar ímpeto para as primárias que se seguem ao Hawkeye State. Caso perca para Perry, terá grandes dificuldades em segurar o voto da ala mais conservadora do Partido Republicano, que verá no Texano um candidato mais viável. Também Romney parece estar a perder votos para Rick Perry, mas o antigo Governador do Massachusetts tem uma maior margem de manobra, decorrente da sua grande vantagem no New Hampshire e no Nevada.
Destaque ainda para o excelente resultado de Ron Paul, que, em 2008, não foi além de 10% dos votos e um correspondente quinto lugar. Quanto às restantes candidaturas, tudo indica que não passarão de meras notas de rodapé neste ciclo eleitoral, se bem que John Huntsman não irá competir no Iowa (com um eleitorado demasiadamente conservador para a sua ideologia moderada), preferindo apostar tudo no New Hampshire.

P.S. - Uma outra versão desta sondagem inclui Sarah Palin entre as hipóteses de voto. Contudo, dado que a candidata à vice-presidência em 2008 não está oficialmente na corrida à Casa Branca, optei por apresentar a versão "sem-Palin".

Sem comentários:

Enviar um comentário