sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ames Straw Poll

Decorre amanhã um dos mais peculiares e interessantes eventos que antecedem o caucus do Iowa, que, no início do próximo ano, dará o pontapé de saída nas primárias presidenciais: a Ames Straw Poll. Na pequena cidade de Ames terá lugar uma grande festa do Partido Republicano do Estado, com o principal objectivo de angariar fundos para o GOP local. Incluído no evento, está a Straw Poll, uma espécie de sondagem informal, onde os participantes indicam qual o seu candidato preferido para as primárias presidenciais de 2012.
Apesar da importância relativa deste acontecimento, a verdade é que muitos candidatos apostam forte no dia de amanhã, pagando a entrada, o transporte e a alimentação dos seus apoiantes, de modo a conseguir um resultado positivo que demonstre a viabilidade das suas candidaturas aos eleitores, aos meios de comunicação social e fundamentalmente aos possíveis contribuidores financeiros.
Desta vez, a Ames Straw Poll afigura-se como fundamental para Tim Pawlenty, que aposta tudo no Iowa, e que tem tido muitas dificuldades em afirmar-se como um possível vencedor da nomeação republicana. Porém, também Michelle Bachmann pretende mostrar que é a melhor colocada para vencer o caucus do Iowa, onde os eleitores mais conservadores têm uma importante palavra a dizer. Depois, também o  inevitável Ron Paul poderá ter uma palavra a dizer, já que, devido à sua fiel e organizada legião de seguidores, costuma obter bons resultados neste género de eventos. Tanto Mitt Romney (curiosamente, o último vencedor, em 2007) como John Huntsman (que não vai competir no Iowa) optaram por não participar, amanhã, na Ames Straw Poll. Assim sendo, a disputa pela vitória deverá limitar-se a Bachmann, Pawlenty e Paul.


Sem comentários:

Enviar um comentário