sábado, 14 de maio de 2011

O desejado

É mais que conhecida a insatisfação dos eleitores republicanos com o campo de candidatos do seu partido a destronarem Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos. Mas, além disso, também a estrutura partidária republicana não está propriamente muito contente com os nomes à sua disposição nas primárias do partido. Entre aqueles demasiadamente encostados à ala radical republicana, como Michelle Bachmann, os representantes do movimento libertário, como Ron Paul, candidatos pouco carismáticos, como Tim Pawlenty, ou ainda outros com tendência para a auto-destruição - Mitt Romney - o establishment do GOP não escolheu ainda o seu candidato preferido.
Haley Barbour, Governador do Mississipi e antigo líder da Associação de Governadores Republicanos, parecia ser um sério concorrente ao epíteto de favorito do establishment republicano. Contudo, o seu passado como "lobbysta" e alguns comentários raciais mais polémicos levaram-no a abdicar de uma candidatura à Casa Branca. Consequentemente, a estrutura republicana virou-se imediatamente para Mitch Daniels, Governador do Indiana e ex-Director do Office of Management and Budget, na Administração de George W. Bush.
Porém, Daniels tem-se mostrado algo renitente em avançar com uma candidatura em 2012. Ao que parece, a principal oposição à entrada na corrida vem mesmo da sua esposa, Cheri Daniels, que não quer ver a sua vida privada exposta na praça pública, em especial o facto de, nos anos 90, se ter separado do seu marido para casar com outro homem, apenas para, algum tempo depois, se juntar novamente a Mitch Daniels. Mas a vontade por parte do GOP em ter o Governador do Indiana na corrida é tanta que, segundo a CBS, até Laura Bush já ligou a Cheri para a convencer a apoiar a candidatura do seu marido. De acordo com a mesma notícia, Daniels contaria com apoios importantes, casos do já citado Haley Barbour, do Governador do Winsconsin, Scott Walker, e mesmo da actual super estrela do Partido Republicano, o Governador de New Jersey, Chris Christie.
Mitch Daniels poderia ser, de facto, um nome de peso nas primárias presidenciais republicanas. O apoio do establishment valeria-lhe, certamente, uma grande capacidade financeira e muitos nomes sonantes do seu lado. Além disso, Daniels é um político com experiência executiva e com elevadas credenciais no controlo orçamental. Contudo, é ainda pouco conhecido do grande público e o facto de ter aumentado impostos enquanto Governador do Hoosier state poderia trazer-lhe problemas junto do eleitorado republicano.
Apesar das virtudes e defeitos de Mitch Daniels, a sua presença na campanha e nos debates das primárias republicanas traria, certamente, um maior grau de credibilidade e seriedade ao processo de escolha do nomeado do partido que, por agora, é mais destacada pelas excentricidades de Donald Trump do que pelas ideias e programas dos candidatos já conhecidos. E isso explica em grande medida toda a pressão que o establishment do GOP tem exercido sobre o casal Daniels para que este se decida a favor de uma candidatura de Mitch à Presidência dos Estados Unidos.

1 comentário:

  1. Bom artigo.

    A verdade e que ate agora nao surgiu um candidato republicao- Daniels incluido - que me pareca poder BHO nas eleicoes em Novembro de 2012.

    Mitch Daniels seria uma optima escolha para Vice-Presidente dando muita credibiladade ao candidato no topo do ticket.

    Infelizmente, como o Huckabbe nao se vai candidater, o favorito para mim continua a ser Mitt Romney. A ver o que Palin vai fazer,ja que ha uma aberta no campo social conservative que me parece, ate ao momento, so coberto pelo Santorum, um candidato sem hipotesses de conseguir a nomeacao.

    ResponderEliminar