quarta-feira, 4 de maio de 2011

O primeiro debate

Os participantes no debate de amanhã
É já amanhã, Quinta-feira, que se realiza o primeiro de vários debates entre os candidatos republicanos a obter a nomeação para as eleições presidenciais de 2012 pelo GOP, naquilo que pode ser considerado como o pontapé de saída da campanha eleitoral para as eleições que têm lugar no próximo ano. O evento decorrerá na Carolina do Sul, um dos Estados mais importantes nas primárias presidenciais americanas e o terceiro a ir a votos. 
Dos candidatos já anunciados, apenas Tim Pawlenty, Ron Paul, Rick Santorum, Herman Cain e Gary Johnson marcarão presença, enquanto que Mitt Romney e Newt Gingrich declinaram o convite. Assim sendo, este primeiro debate terá pouco ou nenhum significado, servindo quase somente para dar a conhecer alguns dos concorrentes menos mediáticos, como Cain ou Johnson. Aliás, o lento arranque da campanha e o fraco leque de candidatos que já anunciaram oficialmente a candidatura, já tinham feito com que o Politico e a NBC adiassem o seu primeiro debate, posição que não foi imitada pelo GOP da Carolina do Sul e pela FOX News, responsáveis pelo despique de amanhã.

2 comentários:

  1. Na tua opiniao quem saiu vencedor do debate? Algum dos participantes tera hipotesses de ganhar a nomeacao?

    Joao

    ResponderEliminar
  2. Do pouco que vi e li, não me parece que alguém se tenha destacado claramente. Santorum foi competente, Ron Paul foi igual a ele próprio e Herman Cain foi considerado o vencedor pelo focus group da Fox. Mal esteve Gary Johnson, enquanto Pawlenty foi forte a criticar Obama, mas fraco a defender algumas das suas posições enquanto Governador do Minnesota.
    Dos participantes no debate, apenas T-Paw terá hipóteses de conseguir a nomeação. Contudo, ainda duvido muito que tal venha a suceder, tal a falta de carisma e de capacidade em "ligar-se" aos eleitores que tem demonstrado.

    ResponderEliminar