quarta-feira, 11 de maio de 2011

Newt Gingrich avança

Em 2000 e 2008, Newt Gingrich flirtou com a ideia de se candidatar à Presidência. Contudo, em ambas as ocasiões ficou apenas pelas intenções, não chegando a avançar com a ideia de uma campanha presidencial. Por isso, as auto-declaradas ambições presidenciais do antigo Speaker da Câmara dos Representantes eram vistas mais como uma oportunidade de vender os seus (muitos) livros, do que propriamente uma genuína pretensão de concorrer à Casa Branca. Mas, ao que parece, desta vez Newt pretende mesmo tentar a sua sorte nas primárias do GOP, devendo hoje mesmo apresentar a sua candidatura oficial através das redes sociais Twitter e Facebook. 
Gingrich promete fazer uma campanha a nível nacional, lutando em todos os Estados, não considerando nenhum como inalcançável. O seu estatuto, adquirido nos anos 90, garante-lhe um reconhecimento a nível nacional, o que é uma vantagem comparativamente a outros candidatos que necessitam de se familiarizarem com o grande público. Por outro lado, a imagem negativa com que abandonou a liderança do Congresso, marcada pelo seu papel no encerramento do governo federal, têm ainda repercussões junto do eleitorado.
Penso que Newt Gingrich não terá grandes possibilidades de conseguir a nomeação republicana e muito menos de derrotar Barack Obama no Outono de 2012. O seu passado como Speaker, os escândalos pessoais - já vai no terceiro casamento - que o prejudicam com o eleitorado muito conservador das primárias do GOP e o facto de nunca ter sido eleito para algo mais do que congressista fazem dele um vencedor pouco provável. Todavia, o anúncio da sua candidatura deverá pressionar outros candidatos conotados com o establishment do GOP (Mitch Daniels é o exemplo mais gritante)a decidirem-se pela entrada ou não na corrida presidencial. Apesar de dificilmente poder vir a vencer, a verdade é que a entrada do ex-Congressista na corrida irá trazer ainda mais pimenta e emoção à contenda pela nomeação republicana.

Sem comentários:

Enviar um comentário