sexta-feira, 4 de março de 2011

O desemprego desce; a gasolina sobe

Foram conhecidos hoje os valores do desemprego nos Estados Unidos relativos a Fevereiro e as notícias são bastante positivas. No mês passado, a economia norte-americana acrescentou quase 200 mil novos empregos, alcançando assim a mais baixa taxa de desemprego desde Abril de 2009, quedando-se agora abaixo da barreira dos 9%, em 8,9%. 
No último ano, como o gráfico indica, a tendência tem sido de criação de emprego. Caso se mantenha esta tendência, Barack Obama poderá ter a reeleição facilitada e muitos analistas apontam para os 8% como um valor que, a ser atingido, poderá valer ao actual Presidente um novo mandato na Casa Branca. Contudo, também os republicanos, agora no controlo da Câmara dos Representantes, deverão querer ser incluídos na distribuição dos louros. 
Além disso, e se estes números poderão ser um alívio para Obama, a verdade é que um novo problema se levanta, já que a subida nos preços do petróleo, induzida pela crise no Norte de África, pode provocar, como já acontece no nosso país, uma  substancial onda de insatisfação entre a população norte-americana. E isso, como lembra Nate Silver, pode trazer graves dissabores para Barack Obama.

Sem comentários:

Enviar um comentário