sábado, 26 de outubro de 2024

Onde seguir os últimos 10 dias da campanha


A dez dias da eleição nos Estados Unidos (ainda que já se esteja a votar antecipadamente), a corrida tem-se mantido estável e sem grandes surpresas ou alterações nos números das sondagens. Nos últimos dias, a photo op de Donald Trump num McDonalds, a parada de estrelas, como Barack Obama, Bruce Springsteen ou Beyoncé nos comícios de Kamala Harris ou, ontem, a decisão do Washington Post em não anunciar o seu apoio oficial a um dos candidatos têm marcado a agência mediática.

Para que se possa fazer o melhor e mais detalhado acompanhamento possível destes últimos dez dias de campanha eleitoral, deixo aqui as minhas sugestões dos melhores locais para seguir aquela que muitos consideram como a mais importante eleição presidencial norte-americana de sempre. 

New York Times - Provavelmente o mais conceituado órgão de comunicação social dos Estados Unidos, o NYT é um gigante dos media e apresenta um acompanhamento exaustivo de tudo o que tem a ver com a eleição presidencial. Além da qualidade e quantidade dos artigos, o diário nova-iorquino conta com uma das melhores equipas de sondagens e análise de resultados. Nate Cohn e a já famosa The Needle serão de consulta constante e obrigatória na noite eleitoral. Apesar de existir paywall, neste momento é possível assinar  a versão digital o por apenas 2€/mês. Acreditem que vale bastante a pena.

Politico - Com o advento da internet como a principal fonte de conteúdo noticioso sobre política, o site politico.com tornou-se uma referência e foi capaz de ombrear com nomes históricos do jornalismo norte-americano, como o New York Times, o Washington Post, a CNN ou a NBC. Apesar de já não contar com o factor "novidade", o Politico continua a ter imenso conteúdo e merece uma visita atenta por parte dos verdadeiros political junkies

FiveThirtyEight - Agora integrado na ABC News, o site fundado por Nate Silver (que, entretanto, abandonou o projecto), continua a ser local de visita obrigatória quando queremos saber mais sobre o panorama pré-eleitoral norte-americano. Ainda que a experiência de navegação não seja actualmente a melhor (tenho sempre dificuldades em, por exemplo, encontrar o seu forecast eleitoral), o conteúdo continua muito interessante e com uma apresentação bastante apelativa. Além do site, aconselho o seu podcast, apresentado por Galen Druke, que já sigo religiosamente desde 2016. 

Real Clear Politics - Apesar de contar com muito conteúdo e de agregar muita informação de outros locais, uso principalmente o RCP para conhecer as mais recentes sondagens. No âmbito dos estudos de opinião, o Real Clear Politcs é, porventura, o local com mais informação disponível e conta ainda com os seus próprios mapas eleitorais, onde apresenta o estado da corrida e faz previsões de resultados, tanto para a presidência como para as outras corridas mais importantes. 

Political Wire - Fora da época alta da política americana (leia-se, em anos em que não há eleições presidenciais), o site de Taegen Goddard (tem nome de persondagem de Game of Thrones) é a minha principal fonte de informação. Com um ritmo de actualização verdadeiramente frenético, podemos encontrar neste local, de forma muito resumida, todos os principais destaques do dia no que diz respeito à política norte-americana. 

CNN - Seguir a noite eleitoral neste já histórico canal de notícias é um clássico. A CNN conta, a meu ver, com a melhor equipa de pivots da televisão norte-americana, com destaque para Wolf Blitzer e Jake Tapper. Além disso, John King e a sua magic wall são absolutamente indispensáveis para percebemos ao pormenor o que se passa no terreno e quais as tendências que possibilitam antever o desfecho da noite eleitoral. Em 2024, como em todas as noites eleitorais que acompanho desde 2008, terei a minha tv ligada na CNN. 

Newsletters - Qualquer site ou meio de comunicação social conta com uma ou mesmo várias newsletters para criar engagement e entrar directamente na caixa de correio dos leitores. Contudo, aqui, queria deixar apenas duas sugestões, ambas relacionadas com sondagens. A newsletter do Silver Bulletin, do acima mencionado Nate Silver, e a Christal Ball de Larry Sabato. Silver e Sabato são verdadeiros ícones da análise de sondagens e das corridas presidenciais e eu sou um leitor fiel de ambos, há já muitos anos. 

Nestes ou noutros locais, pois cada um terá os seus gostos e as suas preferências, esta eleição será acompanhada, a par e passo, por milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo. Espero que também o Máquina Política seja um local de passagem para muitos interessados ou simples curiosos neste incrível acontecimento que são as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América. 

Sem comentários:

Enviar um comentário