sexta-feira, 22 de março de 2013

Obama a perder popularidade

Como se pode constatar através deste gráfico do Real Clear Politics, Barack Obama tem, nas últimas semanas, vindo a perder grande parte da popularidade (no que diz respeito à taxa de aprovação do seu trabalho) que conquistou após a sua vitória eleitoral que lhe garantiu o direito a um segundo mandato na Casa Branca.
Esta descida nas sondagens é provavelmente consequência do impasse em Washington entre a Casa Branca e os republicanos no Congresso que impede a chegada a um acordo em relação ao défice federal. Apesar de a maioria dos norte-americanos continuar a culpar mais o Partido Republicano do que o Presidente pelo falhanço das negociações, a verdade é que também Obama vê a sua imagem ser beliscada pela incapacidade dos dois lados se entenderem quanto a eventuais cortes na despesa do Estado e aumentos de impostos.
Ciente da sua perda de popularidade, Obama terá de reagir rapidamente, de forma a não desperdiçar o capital político conquistado pela sua reeleição sem o ter aproveitado para conseguir uma vitória legislativa, como, por exemplo, a reforma da imigração. Veremos, nos próximos tempos, se o 44º Presidente é capaz de recuperar o terreno perdido e partir para um segundo mandato de sucesso ou se, como aconteceu na segunda metade do seu primeiro mandato, fica refém de um Congresso hostil e da sua própria impopularidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário