terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um novo frontrunner?


Após o hat-trick de Rick Santorum na passada Terça-feira, a corrida voltou a alterar-se totalmente e as sondagens a nível nacional têm mostrado um movimento nos números que favorece o antigo Senador pela Pensilvânia. Como se pode ver no gráfico de cima, a média do Real Clear Politics já atribui mesmo a liderança a Santorum, que ultrapassou Mitt Romney nas sondagens nacionais. E se no início da época de primárias, este tipo de estudos não tinha grande significado, agora, quando nos aproximamos de votações em Estados maiores e de dias com várias primárias (com destaque para a Super-Tuesday), as sondagens nacionais serão um indicador mais importante e fiável para se "medir a temperatura" da corrida. 
Mas o excelente momento de Santorum também se faz sentir a nível local, como se pode comprovar através da sondagem da PPP no Michigan, um dos próximos Estados a ir a votos, que coloca o ex-Senador com uma robusta vantagem sobre Romney(39% contra 24%). Este resultado é ainda mais surpreendente se tivermos em conta que Romney joga em casa no Michigan, dado que foi nesse Estado que cresceu, tendo o seu pai sido Governador.
Como se viu, Rick Santorum é a mais recente sensação nas primárias republicanas. Pelo menos para já, é a maior ameaça a Romney, que nem com a vitória nos caucuses do Maine e na straw poll da CPAC (encontro anual de conservadores) conseguiu contrariar o momentum do seu adversário. Mas, como já aprendemos neste ciclo eleitoral, o melhor é mesmo esperar para ver se o actual estatuto de Santorum é para manter ou se se trata apenas de mais um flavour of the month na interminável procura por parte do eleitorado conservador de um candidato que derrote Romney.
Seja como for, creio que um político que perdeu a possibilidade de ser reeleito para o Senado por quase 20 pontos percentuais de diferença (a maior derrota de um Senador incumbente desde 1980) dificilmente conseguirá ser o nomeado republicano para disputar a presidência.

Sem comentários:

Enviar um comentário