quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Romney vence Santorum por 8(!) votos

Ontem disse que a vitória no Iowa ia ser decidida ao photo-finish. Estava, porém, longe de imaginar que a vitória do caucus se decidiria por meros oito votos, a mais curta distância de sempre a separar o primeiro e o segundo classificado nesta importante primeira ronda das primárias presidenciais. Mitt Romney saiu por cima e bateu Rick Santorum por apenas uma décima de ponto percentual, mas o resultado é, na prática, um empate entre ambos. Aqui ficam os resultados completos:

Mitt Romney - 24.6%
Rick Santorum - 24.5%
Ron Paul - 21.4%
Newt Gingrich - 13.3%
Rick Perry - 10.3%
Michelle Bachmann - 5%
Jon Huntsman - 1%

Depois do Iowa, é provável que o leque de candidatos diminua, pois é duvidoso que Perry e Bachmann tenham condições para continuar na corrida. Newt Gingrich, apesar do fraco resultado, tentará ainda a sua sorte na Carolina do Sul. Jon Huntsman, por sua vez, não sai muito beliscado destes caucuses, dado que ignorou (e até desdenhou) a contenda do Iowa. 
A partir daqui, é de prever que a disputa seja cada vez mais resumida a uma corrida entre dois políticos: Romney e o anti-Romney (provavelmente Santorum e não Gingrich). Ainda assim, não consigo imaginar outro cenário que não a vitória final de Mitt Romney, que pode ser bastante rápida e ficar decidida já este mês. 

Sem comentários:

Publicar um comentário