sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Obama vs Romney

Com Mitt Romney cada vez mais perto de conseguir a nomeação presidencial republicana, começa a ser interessante ver os números das sondagens que vão surgindo e que dizem respeito a um eventual match up entre o antigo Governador do Massachusetts e o actual Presidente norte-americano. Como podemos ver através deste gráfico do Pollster, o equilíbrio é a nota dominante e tudo indica que a eleição geral será muito disputada e equilibrada. 
Todavia, é preciso ter em conta que a maioria das sondagens que dão a liderança a Romney são da responsabilidade da empresa Rasmussen Reports, que apresenta uma certa tendência pró-republicana nos seus números. Por outro lado, a maior parte dos estudos de opinião que mostram Obama na frente são feitas com amostragens de eleitores registados, ao contrário do que faz a Ramussen, que apenas entrevista eleitores que afirmar ir votar nas eleições. E isso faz uma diferença significativa, já que os eleitores das minorias e das camadas mais desfavorecidas, normalmente mais propícias a votarem no Partido Democrata, têm uma maior tendência para a abstenção.
Seja como for, a verdade é que estamos ainda muito longe da eleição geral e não sabemos se o que falta cumprir das primárias republicanas desgastarão a imagem de Romney, ou se o tornarão mais "presidencial" aos olhos dos norte-americanos. Ainda assim, gráficos como o de cima serão uma presença cada vez assíduas em artigos sobre as eleições presidenciais de 2012. Isto porque só uma grande surpresa impedirá que sejam Obama e Romney a disputar a Casa Branca, em Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário