terça-feira, 5 de novembro de 2024

Vamos conhecer hoje o vencedor da eleição?

É improvável que venhamos a saber hoje (ou na madrugada de amanhã, para quem está do lado de cá do Atlântico), quem sairá vencedor da corrida pela Casa Branca. Prevendo-se uma eleição muito equilibrada, como as anteriores, poderemos ter de esperar até amanhã, ou mesmo mais alguns dias, até termos a certeza do resultado final. Isto porque a maior parte dos sete battleground states não terminará hoje a contagem dos boletins de voto e, havendo pequenas diferenças entre os candidatos, não será possível determinar os vencedores nesses estados.

Dos sete estados que se esperam serem decisivos na eleição, apenas a North Carolina e a Georgia deverão terminar hoje a contagem dos votos de forma a ser definido um vencedor nesses estados e mesmo isso não é garantido. Assim, e como nesses dois estados Trump está obrigado a vencer, parece-me que, caso Kamala Harris triunfe num deles, poderemos, ainda hoje (madrugada de amanhã), ficar com uma forte indicação de que será a democrata a garantir a eleição. Se o candidato do GOP vencer ambos, a disputa continuará nos estados do midwest e do Oeste que demoram mais tempo a contar todos os votos.

Outra hipótese é existir uma surpresa num qualquer outro estado que conta os votos rapidamente e que se pensa estar garantido para um dos lados. Por exemplo, se Harris vencer no Iowa ou no Ohio, ou se Donald Trump ganhar na Virginia, isso seria um tremendo sinal que a corrida estaria inclinado para a democrata, no primeiro caso, ou para o republicano, no segundo. Dessa forma, ficaríamos com uma nítida imagem do desfecho ainda nas primeiras horas da contagem dos votos.

Todavia, o mais provável é que se repita o cenário de 2020, quando apenas no sábado seguinte à eleição se oficializou o vencedor, e que não fiquemos a conhecer o vencedor ainda na noite eleitoral (hora local). Desta vez, porém, não é expectável que se demore tanto tempo, dado que, quatro anos depois, os diversos estados norte-americanos melhoraram os seus procedimentos, além de não atravessarmos, agora, um período pandémico, pelo que acredito que talvez amanhã possamos conhecer o vencedor destas eleições. 

Sem comentários:

Enviar um comentário