terça-feira, 14 de junho de 2011

A surpresa Bachman e a desilusão Pawlenty

Apesar de faltarem ainda oito meses para o caucus do Iowa, o primeiro momento das primárias presidenciais norte-americanas, podem já ser retiradas algumas ilações do debate de ontem à noite, onde estiveram frente-a-frente os já assumidos candidatos a conseguir a nomeação pelo Partido Republicano.
Michelle Bachman foi, quase unanimemente, considerada a vencedora do debate. Começou bem e conseguiu chamar as atenções para si, ao anunciar oficialmente a sua candidatura à Casa Branca e foi autora de uma das frases mais aplaudidas da noite, quando afirmou decisivamente que Barack Obama será um presidente de um só mandato. Depois da prestação da congressista do Minnesota, parecendo sempre confiante e assertiva, Sarah Palin deverá ter muitas razões para estar preocupada, visto que ambas disputariam o mesmo grupo do eleitorado republicano. 
Em sentido contrário, Tim Pawlenty foi a desilusão da noite. Depois de, na véspera, ter atacado duramente a reforma da saúde aprovada por Mitt Romney enquanto Governador do Massachusetts, não deu seguimento a essa táctica agressiva, optando por se esquivar das perguntas dos jornalistas da CNN, que lhe tentaram arrancar novas tiradas mais "picantes". Assim, o antigo Governador do Minnesota perdeu uma excelente oportunidade para se colocar como o candidato anti-Romney, visto com desconfiança por muitos eleitores conservadores, e, pelo contrário, pareceu fraco e incapaz de se impor no palco principal da política norte-americana.
Mitt Romney, que carrega o estatuto de principal favorito à vitória final, foi também um dos vencedores da noite, já que, ao contrário do que seria de esperar, nenhum dos seus adversários optou por lhe fazer frente, preferindo Barack Obama como o principal alvo de críticas. Outra conclusão que pode ser retirada do debate é que há ainda espaço para uma outra candidatura, porventura de alguém com credenciais conservadoras, mas que possa contar com o apoio do establishment republicano. Nesse sentido, o Governador do Texas, Rick Perry, é um nome cada vez mais falado.


2 comentários:

  1. Joao, qual tera sido a razao para o TPaw nao atacar directamente o Romney? Sera para nao inviabilizar um futuro convire parea VP?

    Gostava de saber a tua opiniao, ja que esta situacao nao aconteceu por acaso.

    Abraco,
    Joao

    ResponderEliminar
  2. João, sinceramente não sei dizer porque é que Pawlenty deixou passar tamanha oportunidade de atacar Romney. Provavelmente terá sido mesmo um momento de fraqueza ou de receio de entrar logo "a matar" no primeiro debate, já que a nível estratégico não encontro nenhuma razão. Também não me parece que possa estar em causa uma eventual parceria futura, pois considero que Romney muito dificilmente convidaria TPaw para a VP, visto que este não lhe traria nenhuma mais-valia para o ticket.

    ResponderEliminar