sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Vamos saber o resultado na noite eleitoral?

Por esta altura, esta é uma das perguntas que mais se faz. E a resposta mais correcta é que é possível que se conheça oficialmente o vencedor da eleição presidencial na noite de 3 de Novembro (madrugada em Portugal), mas que isso é pouco provável. 

Nunca como este ano, por causa da pandemia, os norte-americanos votaram tanto por correspondência e de forma antecipada. Por isso, muitos estados onde o early voting e o mail voting não eram tão habituais, terão maior dificuldade em gerir o grande fluxo de votos que chegam por correio. Consequentemente, a contagem dos votos poderá demorar mais tempo e isso deverá fazer com que o vencedor em alguns estados só seja conhecido alguns dias depois da noite eleitoral.

Um desses estados é a Pennsylvania, precisamente um swing state decisivo para a disputa pela Casa Branca. Aqui, tudo aponta para que os resultados só estejam todos apurados até ao final da próxima semana, podendo mesmo acontecer que demore mais do que isso, como sucedeu nas primárias presidenciais de Junho neste estado. 

Outros estados, já com experiência neste tipo de votação, começam a contar os votos por correio ainda antes do dia das eleições e esperam ter todos os boletins contados poucas horas após o fecho das urnas. A Florida, com 29 votos eleitorais, é o exemplo mais importante, pelo que saberemos de forma relativamente rápida o vencedor no sunshine state.

No caso de uma eleição muito disputada em vários estados, dificilmente conheceremos, com elevado grau de certeza, quem ganhou a corrida presidencial. Contudo, basta a Joe Biden vencer na Florida para ser possível antever a vitória do democrata, já que Donald Trump precisa de vencer este estado para continuar na Casa Branca. Além disso, deveremos conhecer os resultados noutros swing states que o actual presidente precisa de conquistar, casos da North Carolina e do Arizona. 

Já nos estados do midwest, como no Michigan, e no Wisconsin, o retorno dos resultados deverá ser mais lento e demorado. Nesses estados, must win para Biden, não deveremos conhecer, sem margem para dúvidas, o vencedor na noite eleitoral, salvo no caso de uma vitória folgada de um dos candidatos. 

Assim, em resumo, podemos dizer que um triunfo de Biden poderá ser conhecido na própria noite das eleições, ainda que as cadeias noticiosas não a oficializem. Já no caso de uma vitória de Trump, que acontecerá sempre no cenário de uma corrida muito equilibrada, deverá obrigar a alguns dias de espera. Seja como for, esperemos que os votos sejam contados de forma pacífica e sem polémicas, de forma a que decisão caiba aos eleitores e não aos tribunais.

Nota: aconselho a consulta do manual do 538.com, precisamente sobre este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário