domingo, 31 de janeiro de 2016

A última sondagem

Foi conhecida na noite de ontem (madrugada em Portugal), a última sondagem do Des Moines Register antes da realização do caucus do Iowa. Este estudo de opinião, com larga tradição nas eleições presidenciais norte-americana, tem o hábito de ser muito certeiro e é sempre aguardado com muita expectativa pelas campanhas, que esperam sempre receber boas notícias para o esforço final antes de os eleitores se deslocarem até aos locais de voto durante o dia de amanhã. Este ano, os resultados foram os seguintes:

Democratas
Hillary Clinton - 45%
Bernie Sanders - 42%
Martin O'Malley - 3%

Republicanos
Donald Trump - 28%
Ted Cruz - 23%
Marco Rubio - 15%
Ben Carson - 10%
Rand Paul - 5%
Chris Christie - 3%
Jeb Bush - 2%
Carly Fiorina - 2%
Mike Huckabee - 2%
John Kasich - 2%
Rick Santorum - 2

Sem surpresas, estes números vão de encontro ao esperado e deixam antever uma disputa muito apertada no lado democrata, com Hillary Clinton a perder muito terreno nos últimos dias e Bernie Sanders a ameaçar uma surpresa (sobre a corrida democrata, falarei mais em pormenor no próximo post). 
Nas fileiras do GOP, Trump continua na liderança, mas os níveis de participação serão cruciais. Uma afluência em massa deverá garantir uma vitória do entertainer, enquanto que números mais baixos de participação poderão significar boas notícias para Ted Cruz. Ben Carson consegue melhores números do que se estaria a contar, ao mesmo tempo que os dois últimos vencedores do caucus (Huckabee em 2008 e Santorum em 2012) não passam dos 2% das intenções de votos.
Amanhã confirmaremos se estes números batem certo com os resultados finais.

Sem comentários:

Enviar um comentário