quarta-feira, 12 de março de 2014

Rude golpe para os democratas na Florida

As eleições para o Congresso estão ainda a oito meses de distância, mas, de momento, o cenário não é nada positivo para o Partido Democrata. A eleição especial que teve ontem lugar na Florida veio comprovar isso mesmo, com a derrota da candidata democrata, Alex Sink, às mãos do republicano David Jolly.
Na disputa pelo 13º distrito da Florida, os democratas perderam uma excelente oportunidade para recuperar um assento que se encontra na posse do GOP há mais de 40 anos. De facto, Sink era vista como a favorita à vitória, fruto de ser um nome conhecido (perdeu à tangente, em 2010, o cargo de Governador do Estado para Rick Scott), de contar com uma importante vantagem financeira e de concorrer contra um antigo lobbysta. Contudo, nada disto evitou que Jolly alcançasse uma vitória e que nem foi assim tão justa quanto isso (o republicano obteve 48,5% dos votos contra os 46,6% da sua opositora).
Este resultado, num Estado tão importante como é a Florida, é um rude golpe para o Partido Democrata  e deve fazer soar os alarmes no DCCC (estrutura democrata de apoio às eleições para a Câmara dos Representantes). O 13º distrito da Florida trata-se de um local tradicionalmente republicano, mas também é precisamente o tipo de distrito moderado, apenas ligeiramente republican leaning, que os democratas precisam de conquistar se querem ter alguma hipótese de anular o défice de 17 lugares na Cãmara dos Representantes que os afastam da maioria. 
A reconquista da câmara baixa do Congresso sempre foi um long shot para os democratas. Todavia, o desfecho de ontem na Florida indicia que essa meta é uma missão impossível para o partido de Obama. Por isso, parece cada vez mais acertada a opção alegadamente tomada pela liderança democrata de, em 2014, apostar todas as suas fichas nas corridas do Senado, onde a manutenção da maioria é uma tarefa complicada, mas exequível.

3 comentários:

  1. «Candidato»? «Favorito»? «Opositor»? Alex Sink é uma mulher!

    ResponderEliminar
  2. Octávio, podia arranjar uma desculpa, mas a verdade é que não sabia que Alex Sink é uma ela e não um ele. É estranho, até porque me lembro da corrida de 2010, mas também não ajuda que no inglês haja menor diferenciação de género do que no português. De qualquer forma já corrigi. Obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. A correcção está incompleta: «candidato democrata», «visto como a favorita».

    ResponderEliminar