quinta-feira, 16 de junho de 2011

Barómetro 2012 - Update

Barack Obama Terminado que está o seu momento de alta nas sondagens devido à morte de Bin Laden, os seus números já voltaram a baixar da marca dos 50% e os fracos resultados da economia norte-americana também não ajudam.
Mitt Romney O seu estatuto de frontrunner da corrida republicana continua intocável. A sua segura prestação no debate de New Hampshire também contribui para que seja o ultra-favorito a vencer no granite state.
Newt Gingrich A debandada geral o seu staff e algumas decisões bizarras de sua parte, como a de insistir em passar duas semanas num cruzeiro, deixam antever que a sua candidatura à presidência terminou mesmo antes de ter começado.
Sarah Palin Continua a ser uma estrela de nível planetário, conseguindo atenção mediático por tudo aquilo que faz (ou não faz). Contudo, o seu espaço no campo presidencial republicano está sob cerrado ataque de Michelle Bachmann.
Tim Pawlenty Foi o grande derrotado do debate televisivo desta semana e isso pode afastar muitos potenciais financiadores e apoiantes da sua campanha.
John Huntsman O arranque oficial da sua candidatura à Casa Branca está para breve e já anunciou que não irá concorrer no Iowa. Assim sendo, terá de apostar tudo no New Hampshire, onde Romney parece imbatível. Não será tarefa fácil.
Rick Santorum Esteve discreto no debate e continua sem descolar das últimas posições e dos single digits nas sondagens.
Chris Christie Muito se tem discutido sobre a possibilidade de mais um candidato entrar na corrida pela nomeação presidencial republicana e o Governador de New Jersey é um dos nomes mais falados. Todavia, Christis, continua a enviar sinais contraditórios: tão depressa nega qualquer hipótese de ser candidato, como a seguir se encontra com representantes republicanos dos early states.
Michelle Bachmann Saiu vencedora do debate republicano e anunciou o lançamento oficial da sua candidatura presidencial. Tem ganho popularidade entre o eleitorado conservador e, sem Huckabee, Palin e com Gingrich caído em desgraça, pode mesmo conseguir o rótulo de candidata favorita do Tea Party.
Ron Paul Esteve bem, como é habitual, no debate, mas a sua candidatura ainda não conseguiu atingir os níveis de entusiasmo que obteve em 2008. 
Herman Cain Esteve melhor no primeiro debate e alguns comentários, como quando disse que não contrataria um islâmico, têm prejudicado a sua imagem junto do eleitorado.

2 comentários:

  1. Sera BHO um one term president? As mais recentes sondagens em muitos swing states e a nao descolagem da economia parecem cada vez mais indicar que sim.

    Uma observacao relativa ao comentarios de Cain: nao me pareca que tenha prejudicado a sua imagem junto do eleitorado conservador, que e o que conta nas primarias.

    Ja na eleicao geral, estas afirmacoes iriam prejudica-lo, no caso impossivel de ele conseguir a nomeacao...

    Joao

    ResponderEliminar
  2. Numa nota pessoal, tenho pena de nao ver o Santorum sobressair mais.

    Estamos perante um grande politico e lider, mas quica tera perdido alguma da garra que evidenciava aquando dos seus primeiros anos no Congresso.

    Parece-me sem duvida o candidato mais articulado, conhecedor e experiente dos social conservatives, com um conhecimento impecavel de toDas as pastas, e que podera ainda causar uma surpresa no Iowa.

    Sera sem duvida um grande servidor publico numa futura admnistracao republicana.

    Joao

    ResponderEliminar