sábado, 17 de outubro de 2020

The West Wing de regresso para apelar ao voto

Em 1999, Aaron Sorkyn, um dos mais conceituados argumentistas de Hollywood, teve a inaudita ideia de fazer uma série de televisão sobre os bastidores da política. Na altura, parecia uma iniciativa condenada ao fracasso, pois havia a ideia que os espectadores queriam acção e emoção e proliferavam as séries sobre hospitais e forças policiais. Contudo, a Warner Brothers apostou no autor que, entretanto, já venceu um Óscar e viu The West Wing tornar-se consagrada pela crítica (venceu 4 Emmys para melhor série dramática) e pelo público.

A visão idealizada da política e dos seus bastidores que era transmitida pela série inspirou milhões de fãs e levou muitos deles a dedicarem-se à política. Outros, como eu, tomaram um rumo académico por sua influência. Por isso, ao longo dos últimos anos, The West Wing tornou-se uma série de culto, com uma fiel e dedicada legião de fãs que sempre pediu o regresso da série televisiva que marcou o início do século XX e lançou o período de ouro da televisão, que, até então, era vista como a parente pobre do cinema.

Finalmente, em 2020, Sorkyn, o produtor Thomas Schlamme e o elenco de The West Wing reuniram-se para a encenação de um dos melhores episódios da série - Hartsfield Landing. Numa parceria com a associação When We All Vote, a emissão do episódio na HOB Max teve como propósito o apelo ao voto nas próximas eleições norte-americanas. O elenco, agora 20 anos mais velho e sem John Spencer, falecido em 2005, encenou em palco o episódio que se desenrola em torno de um potencial conflito entre a China e Taiwan e com uma pequena eleição primária na ficcional vila que dá nome ao episódio em plano de fundo. Sendo um episódio que funciona bem por si só e com os temas da democracia e do voto muito presentes, a escolha do episódio fez todo o sentido e funciona na perfeição, mesmo tanto tempo depois.

Com algumas participações especiais de luxo, como Bill Clinton, Michelle Obama ou Samuel L. Jackson, a apelarem à participação eleitoral, esta reunião da família The West Wing representa um farol de esperança numa época em que o clima de conflito e de crispação dominam o panorama político dos Estados Unidos. Para mim e para outros entusiastas da série que considero ser a melhor de sempre (em especial ao nível da escrita e do desempenho dos actores), este Hartsfield Landing sabe como um regresso a casa. 

What's next?

Sem comentários:

Enviar um comentário