domingo, 31 de outubro de 2010

Projecções finais: Câmara dos Representantes

Este é o actual figurino da Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos. Contudo, após as eleições da próxima Terça-feira, a sua constituição deverá ser profundamente modificada, devendo mesmo alterar-se o partido maioritário, com os democratas a perderem o controlo da House.
Neste caso, tratando-se de 435 eleições diferenciadas, torna-se quase impossível fazer a minha previsão independente do possível resultado da noite de 2 de Novembro. Dessa forma, o melhor é mesmo citar as várias projecções dos especialistas. E todos perspectivam um grande número de lugares conquistados pelos republicanos aos democratas:  Nate Silver: + 53; Larry Sabato: + 55; Cook Political Report: entre + 48 e + 60. Dado que os democratas contam, actualmente com uma vantagem de 39 congressistas, qualquer uma destas previsões aponta para um ganho de assentos pelos republicanos que será mais que suficiente para que assumam o controlo da Câmara dos Representantes.
A último e derradeiro factor que pode permitir ao Partido Democrata manter a sua maioria na House é que as empresas de sondagens tenham previsto erroneamente aquilo a que se costuma referir como entusiasm gap. Ou seja, pode suceder que, afinal, os tradicionais eleitores democratas (como os jovens ou os afro-americanos) não se abstenham em tão altos números como está a ser suposto pelos analistas, o que poderia proporcionar melhores resultados aos democratas do que os que estão a ser traduzidos pelas sondagens. Porém, esse é o melhor cenário possível para o Partido Democrata e nada indica que se venha a cumprir. Pode acontecer, pelo contrário, que esse entusiasm gap seja ainda maior do que o previsto e que, dessa forma, os republicanos tenham ganhos estrondosos, retirando aos democratas mais de 60 lugares na câmara baixa e talvez conseguindo mesmo o controlo do Senado (que terá, em breve, direito a nova projecção). 
Esses são cenários extremos e que provavelmente não se realizarão. O mais provável é assistirmos, ainda assim, a uma estrondosa republicana na Câmara dos Representantes que levará à mudança da maioria e, em última instância, à saída de Nancy Pelosi como Speaker of the House.

1 comentário:

  1. Fico a espera da previsao para o Senado, onde acredito que a possibilidade de o GOP conquistar a maioria nao e tao extrema assim.

    Relativamenmte a Camara dos Representantes, independentemente do tamanho da nova maioria, so o facto de nao ter Nancy Pelosi como Speaker, e motivo de satisfacao e optimismo para todos aqueles que se opoem as medidas radicais dos democratas do Congresso e da Casa Branca.

    Joao

    ResponderEliminar