segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Na luta pelo Senado, os democratas respiram (um pouco) melhor

Depois de várias semanas em que não conheceram outra coisa a não ser más notícias, os democratas tiveram nos últimos dias, alguns motivos para sorrir, ainda que moderadamente. Se os cenários relativamente à Câmara dos Representantes e às corridas para governadores estaduais não se alteraram significativamente (mas sobre isso falarei mais tarde), o mesmo não se pode dizer sobre a batalha pelo Senado dos Estados Unidos.
As últimas sondagens indicam que o Partido Democrata aparenta estar a ganhar vantagem em alguns estados que tinha obrigatoriamente de vencer para manter o controlo da câmara alta do Congresso, ao mesmo tempo que recupera e aperta a luta em corridas que pareciam estar a inclinar-se decisivamente para o lado republicano. Segundo os últimos estudos, a Califórnia, Washington e o Connecticut aparentam estar a aguentar-se no lado democrata, enquanto que a vitória no Delaware, depois do desastre que representou para o GOP a nomeação de Christine O'Donnel, é já um dado adquirido. Os êxitos nestas corridas chegariam, então, para os democratas atingirem a marca dos 50 senadores.
Contudo, e até para precaver eventuais deserções na sua bancada, os democratas desejam conseguir uma maioria menos precária. Para o fazerem, precisam de vencer o máximo das eleições que estão a ser disputadas ao limite. Entre essas, é no Wisconsin que a situação parece estar mais negativa, já que o senador Feingold aparece em todas as sondagens bem atrás do seu opositor republicano. Já no Illinois e no Nevada o cenário não se alterou, com ambas as corridas a permanecerem totalmente empatadas. Já a eleição na West Virgínia, que chegou a parecer um caso perdido, pode estar novamente a inclinar-se para lado democrata. Outra corrida que aparentava estar a fugir completamente ao candidato do Partido Democrata era a da Pennsylvania. Porém, as sondagens internas dos democratas e alguns rumores sugerem que esta eleição poderá estar, também ela, a reequilibrar-se. Por fim, a corrida do Colorado volta figurar-se como um genuíno toss-up, já que, depois de sucessivas sondagens indicarem uma pequena mas estável vantagem do candidato do GOP, agora, o democrata Michael Bennet voltou a "encostar" no seu adversário.
Com esta ligeira melhoria na sua situação para as eleições para o Senado, os democratas afastam, pelo menos em parte, os piores receios que apontavam para a perda do controlo desta câmara. Contudo, a sua situação é ainda pouco segura e num ciclo eleitoral como o deste ano, onde há um grande descontentamento popular face aos políticos incumbentes e à governação democrata,  pode suceder um efeito de "onda", com todas as corridas actualmente classificadas como "toss up" a caírem para o lado do GOP. Assim sendo, qualquer vaticínio é prematuro e qualquer previsão é arriscada.

1 comentário:

  1. Deixo aqui a minha previsao:

    O GOP vai ganhar seguro Nevada, California, Illinois e Nevada, deixando os caucus republicano e democrata empatados.

    A Fiorina esta a ganhar momentum e em algumas sondagens ja so esta a perder para a Boxer por uma percentagem inferior a margem de erro.

    No Nevada, a Sharon Angle aniquilou o Harry Reid no debate e ja retomou a lideranca nos estudos de opiniao.

    No Illinois, apesar de manter uma vantagem minima, o Mark Kirk vai ganhar num ultimo folgo ao Giannoulias (so num estado destes BHO e um banqueiro da mafia sao considerados potenciais senadores :).

    No Colorado, o pequeno bounce do Bennet vai se revelar temporario e o Ken Buck estara dentro de dias de novo a liderar nas sondagens e aumentara a esta vantagem ate ao dia da eleicao.

    Com estas 4 vitorias, os republicanos ja chegariam aos 50 lugares no Senao.

    A grande surpresa da noite vai ser a vitoria da Linda McMahon no Connecticut...

    ResponderEliminar